...

Bob Weir, cofundador do Grateful Dead, morre aos 78 anos

Guitarrista enfrentava problemas pulmonares e não resistiu; sua última apresentação aconteceu em agosto

Bob Weir, guitarrista, vocalista e cofundador do Grateful Dead, morreu aos 78 anos. Segundo publicação feita no último sábado (10), o músico enfrentava problemas pulmonares e não resistiu.

Ainda de acordo com a nota, ele recentemente “venceu um câncer” não especificado e diagnosticado em julho e “faleceu em paz, cercado por pessoas queridas”. Diz o texto: 

- Advertisement -

“É com profunda tristeza que compartilhamos o falecimento de Bobby Weir. Ele partiu em paz, cercado por pessoas queridas, após vencer um câncer corajosamente, do jeito que só o Bobby sabia. Infelizmente, ele acabou sucumbindo a problemas pulmonares preexistentes […]. Os últimos meses de Bobby refletiram o mesmo espírito que definiu sua vida. Diagnosticado em julho, ele iniciou o tratamento apenas algumas semanas antes de retornar ao palco de sua cidade natal para uma celebração de três noites pelos 60 anos de música no Golden Gate Park. Essas apresentações não foram despedidas, mas presentes. Mais um ato de resiliência. Um artista que escolheu, mesmo então, continuar seguindo em frente à sua maneira […].

Ele costumava falar de um legado de trezentos anos, determinado a garantir que o repertório sobrevivesse muito além dele. Que esse sonho siga vivo por meio das futuras gerações de Dead Heads […]. Sua família amorosa pede privacidade neste momento difícil e agradece por toda a demonstração de amor, apoio e lembranças. Que possamos honrá-lo não apenas na tristeza, mas na coragem de seguir adiante, com corações abertos, passos firmes e a música nos guiando de volta para casa.”

Nomes como Slash (Guns N’ Roses), Scott Ian (Anthrax), Don Felder (ex-Eagles) e Warren Haynes (Allman Brothers Band) prestaram condolências nas redes sociais. Ele deixa a esposa, Natascha Münter, e duas filhas, Monet e Chloe.

Sobre Bob Weir 

Após o fim das atividades do Grateful Dead em 1995, Bob fundou outros projetos musicais. Isso incluiu o Furthur, o RatDog, o Bobby Weir & Wolf Bros e o Dead & Company, banda com a qual subiu ao palco pela última vez em 3 de agosto de 2025, em São Francisco, nos Estados Unidos. 

Inicialmente, o grupo era composto tanto pelos também ex-membros do Grateful Dead Mickey Hart (bateria) e Bill Kreutzmann (bateria), quanto pelos convidados John Mayer (guitarra e voz), Oteil Burbridge (baixo) e Jeff Chimenti (teclado). Por problemas de saúde, Kreutzmann deixou a formação em 2023. 

Em entrevista concedida à Rolling Stone em 2016, o artista mencionou justamente o sonho de que seu legado atravessasse 300 anos, destacando:

“Houve um momento, na nossa primeira turnê do Dead & Company, em que estávamos nos preparando para começar a música seguinte, ‘Scarlet Begonias’, e eu tive um vislumbre de 20 anos depois. Olhei para a direita e o cabelo do John [Mayer] tinha ficado grisalho. Olhei para trás, para a plataforma da bateria, e havia dois garotos ali tocando a música. Então esse vislumbre acabou. Mas aquilo me fez perceber que, se honrarmos esse legado, ele continuará, e as pessoas vão ensinar essas canções em escolas de música daqui a 200 ou 300 anos. Eu vi essa trajetória.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBob Weir, cofundador do Grateful Dead, morre aos 78 anos
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades