...

Há planos de lançar mais músicas inéditas dos Beatles? Giles Martin responde

“Now and Then”, anunciada como a “música final” do Fab Four, foi lançada em novembro de 2023 e reacendeu as expectativas por novos lançamentos

A chamada “música final” dos Beatles foi lançada em novembro de 2023. Intitulada “Now and Then”, a faixa reúne todos os integrantes do Fab Four, com vocais de John Lennon extraídos de uma demo datada da década de 1970 e contribuições de George Harrison gravadas previamente.

Apesar do caráter de encerramento atribuído à canção, ainda existia a esperança de que outras faixas inéditas da banda viessem a público. Giles Martin, porém, acredita que isso não deve acontecer.

- Advertisement -

Filho do lendário produtor George Martin, o profissional de estúdio ficou responsável pela remasterização e remixagem de inúmeros projetos do grupo e, por consequência, possui contato direto com o acervo. Quando questionado sobre a possibilidade de novos lançamentos em entrevista ao The Sun (via American Songwriter), ele tratou de frear as expectativas:

“Não acho que tenha mais nada. Eu sempre digo isso e aí alguma coisa acaba aparecendo, mas não acho que haja nada. É incrível como ainda existe tanto interesse por coisas relacionadas aos Beatles.”

Giles já havia feito declarações semelhantes em entrevista à Radio X e em conversa com a NME. Divulgando o “Anthology 4” na segunda ocasião mencionada, o músico destacou: 

“Há muito pouco [material sobrando]. Acho que já fizemos praticamente tudo. Já se passaram 50 ou 60 anos e, ainda assim, as pessoas querem mais. Eu digo a elas: ‘Vão ouvir os álbuns’.”

O que diz Peter Jackson

Em contrapartida, Peter Jackson, diretor da série documental “Get Back” (2021) e do clipe de “Now and Then”, mostrou outra opinião em novembro de 2023. Para o cineasta, é possível que mais canções inéditas do quarteto sejam lançadas devido ao avanço da tecnologia, como ressaltado ao The Times (via Ultimate Classic Rock): 

“Podemos pegar uma performance da série ‘Get Back’, separar John e George, e depois fazer com que Paul [McCartney] e Ringo [Starr] adicionem um refrão ou harmonias. Isso pode acabar virando uma música aceitável, mas eu não tive conversas com Paul sobre isso. É uma ideia de fã, mas certamente é concebível.”

Beatles e “Now and Then”

Anos atrás, em 1995, havia rumores de que “Now and Then” seria disponibilizada como um single do projeto “The Beatles Anthology” (1995) – que lançou ao público “Free as a Bird” e “Real Love”. Mais tarde, em 2007, o jornal Daily Express revelou que Paul tinha planos de soltar uma versão finalizada da canção, com uma performance de arquivo do guitarrista George Harrison, além de Ringo Starr na bateria e eventuais acréscimos na letra.

A ideia foi descartada no período, mas em 2021, desta vez para a The New Yorker, o eterno baixista do Fab Four confirmou o desejo de concluir a música. Ao tomar conhecimento das novas possibilidades, o músico se sentiu ainda mais encorajado a seguir em frente no trabalho.

Como esclarecido por Macca anteriormente no X/Twitter, a inteligência artificial foi usada em “Now and Then” apenas para ajustar questões técnicas. A voz de John Lennon não foi emulada; é real.

A canção ganhou um videoclipe dirigido por Peter Jackson — famoso cineasta responsável pela trilogia “O Senhor dos Anéis” e pelo documentário “The Beatles: Get Back”. Ainda, um documentário de 12 minutos a respeito da criação, intitulado “Now and Then – The Last Beatles Song”, ficou disponível no YouTube.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasHá planos de lançar mais músicas inéditas dos Beatles? Giles Martin responde
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades