...

O último pedido feito pelo Scorpions antes de Uli Jon Roth sair

Guitarrista deixou a banda em 1978, encerrando a fase inicial dos alemães, bem diferente da sonoridade que seria explorada a seguir

A saída de Uli Jon Roth do Scorpions, em 1978, representou uma mudança drástica para a banda e também para o guitarrista. Apesar de tudo, a separação foi amigável.

O músico ainda cumpriu um último pedido antes de deixar sua vaga livre para que Matthias Jabs assumisse.

- Advertisement -

Quem contou a história foi Rudolf Schenker em entrevista ao Get in the Bus (via Guitar.com). O também guitarrista relembrou a saída de Roth e confessou ter feito um pedido a ele antes que se desligasse do grupo:

“Pedi para que fizesse esse álbum ‘Tokyo Tapes’ conosco como um último ato, um último testamento para o Scorpions. Fomos ao Japão. Gravamos o álbum ‘Tokyo Tapes’. E então, Uli saiu.”

A conversa sobre a saída ocorreu da seguinte forma:

“Um dia, de manhã, num domingo, ele veio. Uli Jon Roth veio me ver. Eu morava num apartamento normal em Hanover. E ele disse: ‘Rudolf, posso falar com você?’ Eu disse: ‘Claro. Entre, entre’. Então ele disse: ‘Rudolf, quero sair.’ Eu disse: ‘Ok’. [Roth respondeu:] ‘Você não vai dizer mais nada?’. Eu disse: ‘Não, porque eu já estava te observando. Eu percebi que você, mais cedo ou mais tarde, ia partir para o seu próprio projeto’.”

Lançado ainda em 1978, “Tokyo Tapes” foi o primeiro álbum ao vivo do Scorpions, gravado em duas apresentações – as duas últimas de Uli Jon Roth com a banda. Serve como um registro da primeira fase do grupo, que terminou justamente com a saída do guitarrista.

Sobre Uli Jon Roth

Uli Jon Roth ajudou a criar o que viria a ser conhecido como metal neoclássico, estilo que juntava o lado mais pesado do rock com a teoria da música clássica. Seu trabalho teve enorme influência em bandas e instrumentistas dos anos 1980, especialmente considerando a cena europeia.

Nos anos 1970, concebeu a banda Dawn Road, que se fundiria a Klaus Meine e Rudolf Schenker, prosseguindo a carreira do Scorpions.

Deixou o grupo na virada da década seguinte, formando o Electric Sun. Os três discos de estúdio do grupo foram dedicados a Jimi Hendrix, Anwar Sadat (presidente egípcio que tentou estabelecer a paz no Oriente Médio e acabou assassinado) e Martin Luther King Jr, em sequência.

Desenvolveu a Sky Guitar, instrumento personalizado, e deu palestras musicais e filosóficas com a Sky Academy. Além de breves reuniões com a banda que o consagrou, apresentou-se solo e tocou com nomes como Smashing Pumpkins e G3, excursionando com Joe Satriani e Michael Schenker.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO último pedido feito pelo Scorpions antes de Uli Jon Roth sair
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades