Mike Portnoy sempre descreveu Neil Peart como “um mentor e um herói”. Contudo, apesar de nunca ter negado a influência que o baterista do Rush exerceu sobre seu próprio trabalho, o também baterista do Dream Theater acredita que há uma diferença significativa entre os estilos de ambos.
O tema surgiu recentemente em uma entrevista à Ultimate Guitar. Segundo Portnoy, de fato, há inspirações advindas do saudoso colega de profissão, sobretudo no tamanho do kit de bateria e na maneira extremamente musical de estruturar as composições.
Ele explicou:
“Embora eu tenha crescido ouvindo o Neil e ele tenha sido um dos meus maiores heróis e apesar da música do Dream Theater estar profundamente entrelaçada com a do Rush, que foi uma influência imensa para nós, acho que somos músicos muito, muito diferentes, para ser sincero. O que eu peguei do Neil foi o enorme kit de bateria. Eu costumava ficar olhando as fotos do kit dele e imaginando todos aqueles elementos em uma bateria. Além disso, a maneira como ele era tão musical ao construir suas partes de bateria realmente me inspirou.”
Porém, os estilos são completamente opostos. Na visão de Portnoy, Peart era muito mais metódico e enraizado no rock progressivo, enquanto ele próprio se considera um músico mais influenciado por diferentes vertentes do metal e por uma abordagem mais espontânea e improvisada — algo que, em suas palavras, o aproxima de Lars Ulrich, do Metallica.
“Mas, como mencionei, acho que somos bateristas bem diferentes. Tenho raízes muito mais ligadas ao metal. Eu trago elementos de Lars Ulrich e Vinnie Paul para o Dream Theater, enquanto Neil era mais voltado para o prog tradicional. Além disso, Neil era extremamente metódico e tocava suas partes de bateria exatamente da mesma forma, noite após noite. Ele era excelente nisso, em manter a consistência. Já eu sou péssimo nisso. Preciso estar no momento, improvisar, simplesmente tocar. Então, eu tenho um estilo um pouco mais solto, mais próximo ao de Lars Ulrich. Digamos que eu fico em algum lugar entre Lars e Neil, para o bem ou para o mal.”
Sobre Mike Portnoy
Nascido em Long Beach, Nova York, Michael Stephen Portnoy começou a se interessar por música por influência do pai, DJ de uma rádio local e com uma vasta coleção de discos.
Após ter tocado nas bandas Rising Power e Inner Sanctum – que lançaram discos independentes – ganhou uma bolsa de estudos no Berkelee College Of Music, em Boston. Lá conheceu o guitarrista John Petrucci e o baixista John Myung. Os três deram início ao Majesty, que evoluiu para o Dream Theater. A banda se tornou a mais popular do mundo no segmento conhecido como prog metal. Permaneceu até 2010, retornando em 2023.
Em toda a carreira, participou de inúmeros grupos e projetos. Possui uma parceria constante com o músico Neal Morse, a quem acompanha em várias empreitadas. Em tempos recentes, seus principais trabalhos foram com The Winery Dogs e o Sons of Apollo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
