Wolfgang Van Halen teve Eddie Van Halen dentro de casa como exemplo de guitarrista. Um privilégio único.
No entanto, seu pai contratou outro músico para ensinar ao filho. Alguém que, não à toa, é quase tão reconhecido pela técnica quanto o próprio Edward.
Em conversa com a Guitar.com, Wolfgang revelou que seu pai era ótimo músico, mas não tão bom em ensinar. Foi isso que o levou a procurar a ajuda de um colega no instrumento para dar aula ao filho.
O escolhido? Paul Gilbert, do Mr. Big. O filho de Eddie afirmou:
“Meu pai era um grande guitarrista, mas um professor de guitarra terrível – ele te diria isso. Ele até chamou Paul Gilbert uma vez e pediu a ele para me dar uma aula, e ele rolou de rir. Isso mostra como ele se sentia sobre ser um professor.”

E como o pai de Wolfgang agia na posição de professor? Bem…
“Sim, ele estava certo [sobre não ser bom para ensinar]. Ele ficava: ‘apenas faça isso’. Bem, como?! Você está em um nível tão diferente, não está nem pensando da mesma forma.”
Paul Gilbert, o professor escolhido por Paul Gilbert
Nascido em Carbondale, Illinois, Paul Brandon Gilbert começou a tocar guitarra aos 6 anos. Ainda menor de idade, foi considerado como um dos candidatos à vaga de guitarrista de Ozzy Osbourne, chamando a atenção da Shrapnel Records, casa dos shredders nos anos 1980.
Foi um dos fundadores do Racer X, banda que tocava heavy metal com muito virtuosismo e existiu em dois períodos: de 1985 a 1989 e entre 1997 e 2009.
A seguir, se juntou ao Mr. Big, alcançando o maior sucesso de sua carreira. Saiu em 1996 e retornou em 2009, participando dos últimos trabalhos do grupo.
Ainda participou de uma série de tributos em parceria com o baterista Mike Portnoy e outros músicos, homenageando The Beatles (Yellow Matter Custard), Led Zeppelin (Hammer Of The Gods) e The Who (Amazing Journey).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
