Samantha Fish é reconhecida como uma das principais figuras do blues rock contemporâneo. Inspirada por Stevie Ray Vaughan e B.B. King, a guitarrista de 36 anos ganhou destaque no gênero e é tida como uma das encarregadas de levá-lo adiante. Porém, a própria acredita que outros músicos a ajudam nessa missão.
Durante uma entrevista à Guitar World, a musicista foi convidada a elencar os guitarristas que mantêm o blues vivo. Foram escolhidos cinco colegas de profissão: Christone “Kingfish” Ingram, Derek Trucks, Gary Clark Jr, Eric Gales e Luther Dickinson.
Ao justificar as menções, Fish explicou:
“Acabei de voltar de uma turnê com Christone ‘Kingfish’ Ingram, e ele é incrível. Acho que Derek Trucks é um dos maiores que existem, não apenas no blues, mas em qualquer estilo. Ele é fora de série. Gosto também de Gary Clark Jr, ele é muito refinado e tem um timbre excelente. Eric Gales é sensacional, simplesmente impressiona todo mundo. E Luther Dickinson também está entre meus contemporâneos favoritos. Ele é incrível.”
Não é a primeira vez que a instrumentista coloca Christone “Kingfish” Ingram como responsável por garantir que a chama do blues continue acesa. Ao relembrar a colaboração ao vivo com o músico em canções como “I Put a Spell On You” e “Going Down” em outra conversa à Guitar World no ano passado, Samantha opinou:
“Ele é incrível! Nos conhecemos pela primeira vez em Portland, em 2016. Ele era bem jovem na época e continua muito jovem até hoje! Tocamos juntos e eu soube imediatamente que ele era alguém realmente especial. Ele está carregando a tocha do blues e com toda razão. Sou um grande fã e acho que ele é maravilhoso.”
Samantha Fish atualmente
Samantha Fish disponibilizou o seu mais recente álbum de estúdio “Paper Doll” em abril. No último dia 10, o disco ganhou uma edição deluxe com duas faixas bônus: “Dead Armadillo” e “Don’t Let It Bring You Down”, releitura de Neil Young. Em comunicado, a musicista explicou a respeito da escolha (via Blues Rock Review):
“Comecei a tocar essa música do Neil Young durante a pandemia. A letra é sombria e desoladora, mas também traz um toque de esperança e a possibilidade de mudança. Mesmo que Neil a tenha composto de forma sarcástica, ela ressoou conosco naquela época, e as pessoas pareciam gostar da nossa versão, então decidimos gravá-la.”
Divulgando o projeto, a artista segue em turnê. No momento, a “Paper Doll Tour” tem datas marcadas na América do Norte e Europa até março do ano que vem.
Vale lembrar que, entre julho e agosto de 2024, Fish também participou do festival S.E.R.P.E.N.T, idealizado por Slash, guitarrista do Guns N’ Roses. O evento itinerante tinha como intuito celebrar o blues, reunindo diferentes ícones do gênero.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
