...

A decisão tomada por Morrissey para não estar mais associado ao The Smiths

Vocalista escolheu abrir mão da obra criada ao lado da banda por estar "exausto de qualquer e toda conexão com Marr, Rourke e Joyce"

Após encerrar as atividades em 1987, The Smiths não se reuniu novamente. Segundo Morrissey, uma proposta para retomar a banda neste ano até surgiu, porém, apesar de o cantor tê-la aceitado, o guitarrista Johnny Marr a recusou. Agora, contudo, é o vocalista que não quer mais qualquer associação com o grupo. 

Até então, Morrissey havia dito que considerou a reunião porque “parecia que seria a última vez que algo assim seria possível”. Mas depois de tantos conflitos públicos com os ex-colegas, o artista não quer nem mesmo os direitos sob a obra criada com os músicos. 

- Advertisement -

Por meio de seu site oficial, o frontman anunciou a venda de todas as propriedades comerciais do The Smiths que tem participação. Isso inclui desde as músicas até as artes e merchandising.

Diz o comunicado: 

“Morrissey não tem outra opção senão colocar à venda todos os seus interesses comerciais relacionados ao The Smiths para qualquer investidor interessado. Isso inclui os direitos totais sobre:

  • O nome ‘The Smiths’, criado por Morrissey;
  • Todas as artes do The Smiths, criadas por Morrissey;
  • Todos os direitos de merchandising do The Smiths;
  • Todas as músicas do The Smiths, tanto as letras, quanto as partes musicais;
  • Todos os direitos de uso audiovisual;
  • Todas as gravações do The Smiths;
  • Todos os direitos contratuais de publicação do The Smiths.

Qualquer investidor sério deve entrar em contato: [email protected].”

O próprio cantor explicou que tomou a decisão por estar “exausto” de todos os problemas com Marr e com o baterista Mike Joyce. Mencionando até mesmo o saudoso baixista Andy Rourke, escreveu em nota: 

“Estou exausto de qualquer e toda conexão com Marr, Rourke e Joyce. Já tive o suficiente dessas associações perversas. Durante toda a minha vida, honrei meus compromissos com essas músicas e imagens. Agora gostaria de viver dissociado daqueles que só me querem mal e essa é a única solução. Essas músicas fazem parte da minha vida e pertencem à mim, mas trazem consigo disputas comerciais levadas ao extremo para criar medo e rancor ano após ano. Agora preciso me proteger, especialmente minha saúde.”

Vale destacar que, em setembro do ano passado, Morrissey alegou que o guitarrista e desafeto havia comprado a marca The Smiths. Feita de forma unilateral e sem consentimento, a ação poderia, supostamente, permitir que o instrumentista arrumasse outro vocalista para retomar as atividades do conjunto.

“J Marr solicitou com sucesso 100% dos direitos de marca registrada / propriedade intelectual do nome The Smiths. Seu pedido foi aceito em quaisquer juramentos ou proclamações que ele tenha apresentado. Esta ação foi feita sem nenhuma consulta a Morrissey e sem permitir a Morrissey a oportunidade padrão de ‘objeção’.

Entre muitas outras coisas, isso significa que Marr agora pode fazer turnê como The Smiths usando o vocalista de sua escolha, e também proíbe Morrissey de usar o nome, ao mesmo tempo em que nega a Morrissey considerável sustento financeiro. Morrissey criou sozinho o nome da unidade musical ‘The Smiths’ em maio de 1982.”

Sobre The Smiths

Com Morrissey e Johnny Marr, os Smiths lançaram quatro álbuns de estúdio entre 1984 e 1987, quando encerrou as atividades – e ao contrário de quase todo mundo, nunca voltou. Inúmeras brigas e discordâncias motivaram a separação à época.

Fundindo o pós-punk com influências do rock dos anos 1960 se tornando um dos grupos mais importantes a emergir da cena britânica independente em todos os tempos, influenciando as gerações posteriores. Todos os discos da banda entraram no top 5 do Reino Unido.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA decisão tomada por Morrissey para não estar mais associado ao The...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades