Ozzy Osbourne foi uma lenda da música, mas também se tornou um ícone da cultura pop com o passar dos anos. Seu nome se tornou até maior do que o do Black Sabbath se pensarmos comercialmente — e tudo associado ao vocalista tem valor de marketing, incluindo um de seus apelidos mais famosos.
De acordo com o tabloide The Sun, pouco antes de morrer, Osbourne tentou registrar a alcunha “Prince of Darkness” (“Príncipe das Trevas”, em português), provavelmente para fins de merchandise. Pedidos de patente da expressão foram efetuados tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido. No passado, o vocalista chegou a ter certos direitos relacionados em seu país natal.
O próprio Ozzy chegou a comentar como se sentia ao ser chamado dessa forma, durante entrevista ao Broward Palm Beach New Times (via USA Today), em 2013. Na visão do Madman, poderia ser pior:
“É um nome. Eu não acordei um dia e disse: ‘quer saber, vou me chamar de…’ Começou como um nome de brincadeira, de verdade. Estou ok com isso, sabe? É melhor do que ser chamado de c**ão.”
É difícil traçar a origem exata do apelido, que pode ter vindo já dos tempos de Black Sabbath. Nos anos 1980, Ozzy chegou a ser perseguido por grupos religiosos fundamentalistas e o nome “Príncipe das Trevas” era usado com frequência, tanto por esses grupos, como pela mídia ao citar o cantor.
Em 2005, o nome foi usado como título de um box set, “Prince of Darkness”. O lançamento trazia material raro ou inédito de todas as fases da carreira do Madman até aquele momento.
A morte de Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne, um dos maiores nomes da história do heavy metal, faleceu aos 76 anos, no último dia 22 de julho — apenas 17 dias após seu show de despedida com o Black Sabbath. “Infarto agudo do miocárdio” e “parada cardíaca fora do hospital” constam como causas de morte, além de doença arterial coronariana e Parkinson com disfunção autonômica.
O cantor foi sepultado às margens do lago em sua casa em Buckinghamshire na última quinta-feira (31). Um dia antes, um cortejo pelas ruas de Birmingham, sua cidade natal na Inglaterra, foi realizado. Milhares de pessoas estiveram nas ruas para se despedir dele.
Em comunicado enviado à imprensa, na data do falecimento, a família do artista declarou:
“É com mais tristeza do que palavras podem expressar que temos que informar que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento.”
Sobre Ozzy Osbourne
Nascido em Marston Green, Warwickshire, Inglaterra, John Michael Osbourne se destacou como vocalista do Black Sabbath nos anos 1970. Nas últimas décadas, realizou uma série de reuniões com os outros membros da formação original.
Após ser demitido da banda, partiu para uma carreira solo que o transformaria em um astro de grande projeção midiática, sempre comandado por sua esposa, a empresária Sharon Osbourne.
Na virada do século, se tornou ainda mais conhecido do público generalista graças ao reality-show The Osbournes, protagonizado pela família. Ainda gravou com nomes como Lita Ford, Motörhead, Type O Negative, Gary Moore, Alice Cooper, Black Label Society, Coal Chamber, Primus e Post Malone, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
