Desde o fim de 2023, há o rumor de que o AC/DC planeja uma volta ao Brasil. Na última quinta-feira (24), um novo boato ganhou força quando o jornalista Ancelmo Gois publicou em sua coluna no jornal O Globo que a banda supostamente realizaria em breve três apresentações no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Segundo o profissional, o anúncio aconteceria “nos próximos dias”. Além disso, a produtora Live Nation seria a responsável pela realização.
Diante da repercussão, a companhia se manifestou em comunicado à revista Veja. De acordo com o veículo, “a empresa negou as informações quando procurada por VEJA, sem mais delongas”.
José Norberto Flesch, jornalista também conhecido por antecipar esse tipo de informação, afirmou inicialmente que o grupo tocaria por aqui entre setembro e outubro do ano passado. Depois, pontuou que a banda teria dispensado a oferta por receber “propostas excelentes da Europa”.
Por sua vez, o jornalista Lauro Jardim, também colunista no jornal O Globo, destacou que aconteceriam quatro apresentações do AC/DC no país em 2024. Duas datam teriam sido marcadas na capital paulista, no Estádio do MorumBIS, e outras duas performances ocorreriam no festival Rock In Rio. No fim das contas, porém, o grupo sequer retornou para solo brasileiro.
Vale mencionar que o AC/DC iniciou a turnê “Power Up”, em divulgação ao álbum de mesmo nome, em maio do ano passado. Até o momento, o giro passou pela Europa e pela América do Norte e irá para a Oceania.
Chris Dalston, chefe de turnês internacionais da Creative Artists Agency (CAA, responsável por representar a banda globalmente, com exceção da Austrália), levantou à Pollstar no ano passado a possibilidade da excursão estender-se por anos. Na ocasião, disse:
“Obviamente, o objetivo é que eles continuem, se estiverem gostando e se tudo estiver funcionando bem… tentar mantê-los na ativa em 2025, 2026, 2027, pelo tempo que quiserem. Mas, primeiro, precisamos concluir a turnê na Europa.”
AC/DC no Brasil
Ao todo, o AC/DC veio ao Brasil em apenas três ocasiões. A primeira se deu no Rock in Rio 1985. A segunda ocorreu como parte da turnê Ballbreaker, se deu em outubro de 1996 com apresentações em São Paulo e Curitiba. Já a terceira foi em meio à tour Black Ice, em data única, na capital paulista, em novembro de 2009.
Hoje, o grupo conta com Brian Johnson (voz), Angus Young (guitarra solo), Stevie Young (guitarra base) e os músicos de turnê Chris Chaney (baixo) e Matt Laug (bateria). Nos últimos tempos, eles realizaram turnês pela América do Norte e Europa, onde excursionam até agosto. Entre novembro e dezembro, tocam na Oceania.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
