...

Mick Ralphs, guitarrista do Bad Company, morre aos 81 anos

Também membro fundador do Mott the Hoople, guitarrista esteve acamado por quase uma década em função de um derrame sofrido em 2016

O guitarrista Mick Ralphs, conhecido pelo trabalho com o Bad Company e Mott the Hoople, teve sua morte anunciada nesta segunda-feira (23). Ele tinha 81 anos.

O inglês sofria com problemas de saúde há praticamente uma década. A informação sobre seu falecimento foi confirmada por Paul Rodgers, vocalista do Bad Company, nas redes.

- Advertisement -

O texto diz:

“Nosso Mick se foi. Estou muito triste. Ele nos deixou músicas e lembranças excepcionais. Ele era meu amigo, meu parceiro de composição, um guitarrista incrível e versátil com um ótimo senso de humor. Em nossa última conversa, há alguns dias, rimos bastante. Mas não será a última vez. Há muitas lembranças de Mick que farão você rir. Meus pêsames a todos que o amavam, especialmente ao seu verdadeiro amor, Susie. Vejo vocês no céu.”

O baterista do grupo, Simon Kirke, complementou:

“Ele era um amigo querido, um compositor maravilhoso e um guitarrista excepcional. Sentiremos muita falta dele.”

Sobre Mick Ralphs

A trajetória de Mick Ralphs teve início na banda The Buddies, na primeira metade da década de 1960. O projeto mudou de nome algumas vezes até se chamar Mott the Hoople, tornando-se, a partir daí, um dos nomes mais influentes do glam rock britânico. Um dos membros fundadores, o guitarrista permaneceu até 1973.

Dois anos antes, Ralphs havia conhecido Rodgers, então membro do Free. Os dois se aproximaram e montaram, em 1974, o Bad Company, junto ao baixista Boz Burrell (ex-King Crimson) e o baterista Simon Kirke.

Na posição de primeira banda a assinar com a Swan Song, gravadora do Led Zeppelin, lançaram seu álbum de estreia, homônimo, no mesmo ano. Venderam mais de 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Mantiveram o êxito comercial ao longo da década de 1970.

Nos anos 1980, as atividades se tornaram inconstantes, com um hiato entre 1982 e 1986. Quando retornaram, sem Rodgers, trouxeram o vocalista Brian Howe. Na década seguinte, foi a vez de Robert Hart, até, enfim, Paul retomar seu posto em 1998. Novos hiatos se deram entre 1999 e 2001 e de 2002 até 2008, quando retomaram as atividades em definitivo.

O último show de Mick Ralphs com o Bad Company aconteceu dia 29 de outubro de 2016, na Inglaterra. Dias depois, ele sofreu um derrame e permaneceu debilitado até seu falecimento. Howard Leese, segundo guitarrista, foi mantido na vaga nos compromissos posteriores.

A entrada do grupo ao Rock and Roll Hall of Fame está confirmada. A cerimônia acontece em Los Angeles no dia 8 de novembro.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasMick Ralphs, guitarrista do Bad Company, morre aos 81 anos
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades