O guitarrista Mick Ralphs, conhecido pelo trabalho com o Bad Company e Mott the Hoople, teve sua morte anunciada nesta segunda-feira (23). Ele tinha 81 anos.
O inglês sofria com problemas de saúde há praticamente uma década. A informação sobre seu falecimento foi confirmada por Paul Rodgers, vocalista do Bad Company, nas redes.
O texto diz:
“Nosso Mick se foi. Estou muito triste. Ele nos deixou músicas e lembranças excepcionais. Ele era meu amigo, meu parceiro de composição, um guitarrista incrível e versátil com um ótimo senso de humor. Em nossa última conversa, há alguns dias, rimos bastante. Mas não será a última vez. Há muitas lembranças de Mick que farão você rir. Meus pêsames a todos que o amavam, especialmente ao seu verdadeiro amor, Susie. Vejo vocês no céu.”
O baterista do grupo, Simon Kirke, complementou:
“Ele era um amigo querido, um compositor maravilhoso e um guitarrista excepcional. Sentiremos muita falta dele.”
Sobre Mick Ralphs
A trajetória de Mick Ralphs teve início na banda The Buddies, na primeira metade da década de 1960. O projeto mudou de nome algumas vezes até se chamar Mott the Hoople, tornando-se, a partir daí, um dos nomes mais influentes do glam rock britânico. Um dos membros fundadores, o guitarrista permaneceu até 1973.
Dois anos antes, Ralphs havia conhecido Rodgers, então membro do Free. Os dois se aproximaram e montaram, em 1974, o Bad Company, junto ao baixista Boz Burrell (ex-King Crimson) e o baterista Simon Kirke.
Na posição de primeira banda a assinar com a Swan Song, gravadora do Led Zeppelin, lançaram seu álbum de estreia, homônimo, no mesmo ano. Venderam mais de 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Mantiveram o êxito comercial ao longo da década de 1970.
Nos anos 1980, as atividades se tornaram inconstantes, com um hiato entre 1982 e 1986. Quando retornaram, sem Rodgers, trouxeram o vocalista Brian Howe. Na década seguinte, foi a vez de Robert Hart, até, enfim, Paul retomar seu posto em 1998. Novos hiatos se deram entre 1999 e 2001 e de 2002 até 2008, quando retomaram as atividades em definitivo.
O último show de Mick Ralphs com o Bad Company aconteceu dia 29 de outubro de 2016, na Inglaterra. Dias depois, ele sofreu um derrame e permaneceu debilitado até seu falecimento. Howard Leese, segundo guitarrista, foi mantido na vaga nos compromissos posteriores.
A entrada do grupo ao Rock and Roll Hall of Fame está confirmada. A cerimônia acontece em Los Angeles no dia 8 de novembro.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
