...

O disco do Metallica com melhor performance de Kirk Hammett, segundo o próprio

"Aqueles solos praticamente surgiram sozinhos. Quase todos saíram de forma instantânea", mencionou guitarrista sobre o álbum em questão

Kirk Hammett costuma refletir com frequência sobre sua performance nos álbuns do Metallica. Embora considere que “Load” (1996) contenha seu melhor solo — em “Hero of the Day” — e o timbre de guitarra mais marcante de sua carreira, é em um trabalho anterior que, segundo ele, suas habilidades como guitarrista ganharam destaque. 

Quando perguntado a respeito do assunto em recente entrevista à Metal Hammer, o músico revelou que não costuma revisitar os discos antigos com frequência. Ainda assim, guarda na memória a sensação de ter alcançado um desempenho “muito afiado” em um trabalho lançado há décadas: o álbum homônimo de 1991, conhecido como “Black Album”.

- Advertisement -

Ressaltando a composição “quase que instantânea” dos solos em questão, ele explicou: 

“É estranho, porque a minha opinião sobre isso muda sempre. Eu não fico por aí ouvindo Metallica o tempo todo, então às vezes alguma coisa começa a tocar e eu penso: ‘car#lho, não ouço isso há uns cinco anos’. Eu não costumo olhar muito para o passado. A banda toda é assim — a gente simplesmente segue em frente. Mas confesso que houve um período em que achei que minha performance estava muito afiada: no ‘Black Album’. Aqueles solos praticamente surgiram sozinhos! Quase todos saíram de forma instantânea.”

Ao mesmo tempo, porém, Hammett reconhece que passou dificuldades com o solo de “The Unforgiven”. Como já contado pelo próprio em outras ocasiões, o produtor Bob Rock pediu para que ele mudasse a abordagem e fosse “direto ao ponto”, o que é mostrado no documentário “Classic Albums: Metallica: The Black Album”: 

“Eu só não estava preparado para algumas coisas, como o solo de ‘The Unforgiven’, o que já foi bastante documentado. E o solo de ‘My Friend of Misery’. Mas como o solo de ‘The Unforgiven’ acabou saindo de forma tão espontânea, isso me fez querer fazer todos os outros assim dali em diante.”

Curiosamente, ao elencar anteriormente os melhores solos que já compôs, nenhum do “Black Album” figurou no top 3. À Metal Hammer, além da mencionada “Hero of the Day”, o guitarrista elegeu para o posto “Fade to Black” e “One”, respectivamente dos discos “Ride the Lightning” (1984) e “…And Justice for All” (1988). 

Sobre Kirk Hammett

Nascido em San Francisco, Califórnia, Kirk Lee Hammett foi membro fundador do Exodus, a primeira banda thrash a existir – embora não tenha sido a primeira a lançar álbuns. Permaneceu no grupo entre 1979 e 1983.

Foi convidado a integrar o Metallica, substituindo Dave Mustaine pouco antes das gravações do trabalho de estreia, “Kill ‘Em All” (1983). Segue na banda até hoje. Em 2022 lançou seu primeiro trabalho solo, o EP “Portals”. Ainda participou de álbuns do Santana e Michael Schenker.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO disco do Metallica com melhor performance de Kirk Hammett, segundo o...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades