A discografia do Black Sabbath é recheada de momentos influentes para as gerações seguintes e Duff McKagan é um dos impactados. No entanto, o baixista do Guns N’ Roses é fã de um álbum totalmente menosprezado, inclusive pelos responsáveis por ele, como já deixaram claro ao longo dos anos.
Duff lançou um vídeo com perguntas e respostas aos fãs em seu canal no YouTube (via Blabbermouth) e comentou a participação no festival de despedida do Black Sabbath, Back to the Beginning, em 5 de julho. O baixista se empolgou falando da importância de Ozzy Osbourne e do grupo britânico em sua vida musical e acabou por revelar que gosta de “Never Say Die!” (1978), o último álbum com o Madman antes da reunião.
Ele disse:
“Eu amo o disco ‘Never Say Die!’, que é de 78. Algumas pessoas meio que passaram reto por ele.”
“Never Say Die!” começou a ser trabalhado sem Ozzy, que saiu da banda por um período, dando lugar a Dave Walker (Savoy Brown, Fleetwood Mac). O Madman até retornou, mas nem isso salvou o álbum, um dos mais esquecíveis da banda. Osbourne deixou a banda novamente, agora de forma definitiva, no ano seguinte.
A opinião do Black Sabbath sobre Never Say Die!
Duff McKagan é uma das poucas pessoas que afirmam gostar de “Never Say Die!”. Ozzy Osbourne, em declaração resgatada pelo Far Out Magazine, afirmou que o disco é o pior no qual já esteve envolvido:
“Os últimos álbuns do Black Sabbath foram muito deprimentes para mim. Eu estava fazendo apenas pensando no que poderíamos tirar da gravadora, engordar com cerveja e lançar um disco. ‘Never Say Die!’ é o pior trabalho com o qual já estive envolvido. Tenho vergonha dele, o considero nojento.”
Geezer Butler compartilha da opinião de Ozzy sobre o álbum. À revista Metal Edge, em repercussão do American Songwriter, o baixista falou o que pensa sobre o disco e o considera o produto de um momento exato do Sabbath, onde os músicos tentaram assumir também o comando administrativo da banda:
“Nós perdemos completamente o rumo, eu acho. Paramos com o que fez o Sabbath ser o que era e começamos a buscar coisas mais melódicas, o que foi um erro olhando para trás. ‘Never Say Die!’ é facilmente o pior álbum que fizemos.
Tentamos administrar a carreira e produzir o disco por conta própria. No fim das contas, nenhum de nós tinha a mínima ideia do que fazer. A essa altura, estávamos passando mais tempo com advogados e no tribunal do que no estúdio escrevendo. Era muita pressão para nós e a música sofreu.”
Oitavo álbum do Black Sabbath, “Never Say Die!” foi o último trabalho totalmente de material inédito gravado pela formação original. A capa original foi trocada e reaproveitada pelo Rainbow no álbum “Difficult to Cure”, três anos depois.
Sua melhor colocação em uma parada foi o 12º lugar na do Reino Unido. Ganhou disco de ouro nos Estados Unidos apenas quase duas décadas após o lançamento.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
