Como sabemos, o Foo Fighters começou como um projeto solo de Dave Grohl tentando exorcizar os traumas causados pela morte de Kurt Cobain e a dissolução do Nirvana. O primeiro disco foi gravado quase que totalmente pelo próprio – exceção a uma participação de Greg Dulli (Afghan Whigs) tocando guitarra em “X-Static”.
Para a turnê, o líder da empreitada montou uma banda, com Pat Smear na guitarra, Nate Mendel no baixo e William Goldsmith na bateria. O último sairia antes da gravação do álbum seguinte, fazendo com que Grohl novamente acumulasse funções. Mesmo assim, “The Colour and the Shape” (1997) foi o trabalho que já se aproximava de um formato coletivo.
Em entrevista de 2005, resgatada pelo Far Out Magazine, Grohl falou sobre a importância do play. Ele disse:
“Tenho muito orgulho desse disco. O primeiro foi gravado em cinco ou seis dias e as letras foram simplesmente jogadas juntas. Além disso, os arranjos eram bem simples.”
O produtor Gil Norton também teve sua atuação reconhecida como influente no resultado obtido.
“Com a composição, Gil realmente nos levou a um nível totalmente novo. Queríamos que as pessoas soubessem que ficaríamos por aqui por um tempo, que o primeiro disco não foi apenas um evento único. Tínhamos que nos provar com algo realmente forte e acho que fizemos isso.”
Foo Fighters e “The Colour and the Shape”
“The Colour and the Shape” vendeu mais de 4 milhões de cópias desde seu lançamento, ganhando discos de platina nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá. “Monkey Wrench”, “Everlong” e “My Hero” foram lançadas como singles para promover o trabalho.
Para a divulgação, Taylor Hawkins assumiu as baquetas, permanecendo na banda até seu falecimento, em 2022. Pat Smear sairia em meio à turnê, retornando em 2005 e sendo efetivado outra vez como membro em tempo integral meia década mais tarde.
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