As inúmeras ligações de Chitãozinho e Xororó com o rock

Dupla destacou inúmeras vezes a influência do estilo musical em seu trabalho; parcerias com artistas do segmento já foram realizadas

Mesmo entre os detratores do sertanejo, existe um certo respeito dedicado a Chitãozinho e Xororó. Os vocais impecáveis que a dupla exibe até hoje — com mais de cinco décadas de carreira — certamente ajudam, mas o fato de que os artistas buscam influências e uma boa convivência com outros estilos pode ser a chave para essa reputação.

Os irmãos certamente gostam de rock e já mostraram isso diversas vezes. Estão sempre em contato com artistas do gênero, seja em colaborações, ou em citações. Xororó, em específico, compartilha do gosto musical do filho, Junior Lima, dono de uma inegável veia rockeira desde os tempos de dupla com a irmã Sandy – que também já até colaborou com o Angra e cantou Metallica ao vivo.

- Advertisement -

Confira alguns exemplos das ligações de Chitãozinho e Xororó com o rock, em suas diversas vertentes.

Parcerias de Chitãozinho e Xororó

A dupla se aproximou do rock a partir de algumas parcerias inusitadas para a época em que foram feitas. Uma delas foi em 2005, com “Frio da Solidão (Don’t Let Me Down)”, gravada com o Roupa Nova.

A música é uma versão de “Don’t Let Me Down”, do The Hollies, banda de pop rock dos anos 1960 que teve Graham Nash (Crosby, Stills & Nash) como um de seus integrantes. Confira abaixo.

Já em 2008, os irmãos participaram do Estúdio Coca-Cola ao lado da Fresno, em uma parceria que rendeu uma amizade. Na ocasião, os artistas se apresentaram juntos, em quatro músicas de cada um.

No início deste mês de setembro, Chitãozinho e Xororó apareceram em “Camadas”, canção da banda gaúcha regravada para o disco “Eu Nunca Fui Embora – Parte 2”. Ouça abaixo.

Outra amizade que a dupla fez no rock foi Andreas Kisser. Com o guitarrista do Sepultura – frequentemente chamado de “arroz de festa” –, já cantaram em algumas ocasiões, como na edição 2022 do festival beneficente Patfest, organizado por Andreas em homenagem à esposa falecida, Patricia.

Antes disso, em 2013, participaram de um especial de Natal na TV Record e fizeram um cover de “Tente Outra Vez”, de Raul Seixas, também Sandy e Junior. Veja abaixo.

Recentemente, foi feito um convite para que Kisser participasse do show de Chitãozinho e Xororó no Rock in Rio 2024. Estava tudo certo, mas a agenda do Sepultura, que passa pelos Estados Unidos com sua turnê de despedida no dia da apresentação, vai impedir a aparição.

Leia também:  Por que nunca haverá um novo Pink Floyd, segundo David Gilmour

Menções ao rock

A história de Chitãozinho e Xororó com a música de Raul Seixas vai além do especial da Record. Muito antes disso, nos anos 70, a carreira dos irmãos foi salva por uma providencial execução de “Tente Outra Vez” no rádio, em um momento em que pensavam em desistir de tudo. Em uma entrevista de 2011 ao “Fantástico”, os dois contaram:

“Nós tivemos que vender o carro, ficamos cheios de dívidas. Aí voltamos pra São Paulo sem dinheiro, arrumamos até dinheiro emprestado para colocar gasolina, e daí a gente estava lá no Largo Paiçandu pensando em vender o carro, acertar as contas e largar de cantar por um tempo, dar um tempo, arrumar um emprego.

Mas aí nós ouvimos a música do Raul Seixas, ‘Tente Outra Vez’. A gente estava dentro do carro falando no que ia fazer, planejando, e aí tocou a música: ‘vai, tenha fé em Deus, tenha fé na vida!’. Aquilo bateu na gente assim, sabe quando uma música, você ouve ela no momento certo? Nós olhamos um pro outro e dissemos: ‘nós não sabemos fazer nada!’ Se a gente parar de cantar vai ser pior. E a música fez a gente voltar pra estrada de novo! Aí deu tudo certo!”

Em matéria do G1, em 2022, a dupla falou sobre outros nomes do rock que fazem parte de suas playlists pessoais. Chitãozinho afirmou ser eclético e deixar o “shuffle” escolher o que vai tocar: principalmente “samba, rock, sertanejo e country americano”. Já Xororó é fã de John Mayer e curtiu muito o documentário “The Beatles: Get Back”, de Peter Jackson. O músico disse:

“Ouço muito Beatles também, assisti agora o documentário que conta a história real deles, eles no estúdio criando tudo aquilo que a gente conhece, eu fiquei enlouquecido, era difícil desligar, já era madrugada, eu e a minha mulher ali assistindo.”

Vale destacar que Chitãozinho e Xororó foram pioneiros em muitos aspectos da música sertaneja — e o rock também tem relação com isso. A dupla foi a primeira do estilo a ter uma banda com guitarra, baixo e bateria, além de uma produção de palco maior e mais sofisticada.

Segundo matéria da Folhapress (via Notícias Ao Minuto), isso aconteceu depois que os irmãos presenciaram o show do Yes na primeira edição do Rock in Rio, em 1985. Daí em diante, artistas sertanejos passaram a exibir apresentações cada vez mais grandiosas, a nível internacional.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs inúmeras ligações de Chitãozinho e Xororó com o rock
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades