Kurt Cobain telefonou a Max Cavalera para saber onde conseguir drogas no Brasil

Conversa sobre paternidade chegou a temática controversa; músico do Sepultura deixou claro que sequer estava no país na ocasião

A única passagem do Nirvana pelo Brasil entrou para a história. Em janeiro de 1993, a banda liderada por Kurt Cobain realizou dois shows no país como parte do festival Hollywood Rock: um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. 

À época, o saudoso vocalista e guitarrista da banda enfrentava um complicado vício em drogas, sobretudo em heroína. No desespero, o artista até perguntou para Max Cavalera, então frontman do Sepultura, como conseguir as substâncias no país. 

- Advertisement -

Em entrevista ao podcast The Bogcast, o líder do Soulfly relembrou a ocasião. Conforme relato transcrito pela Metal Hammer, Kurt conversou com ele por ligação, por meio de um amigo não mencionado que também tocou no Hollywood Rock:

“Eu estava aqui em Phoenix, nos Estados Unidos. Meu filho, Zyon, tinha acabado de nascer, o álbum ‘Chaos A.D.’ tinha acabado de sair e o Nirvana foi tocar no Brasil num grande festival. [Recebi a ligação] e eu pensei: ‘oh, merda, é o Kurt Cobain’. Comecei a falar com ele, que mencionou sua filha [Frances Bean Cobain, nascida em 1992] e eu respondi: ‘sim, eu também tenho um filho, Zyon’.

Enquanto conversavam sobre as crianças, o assunto envolvendo drogas surgiu. Sem saber como ajudar, Max então propôs uma indicação, como contou:

Bem no meio da conversa, ele [Cobain] perguntou: ‘onde posso conseguir umas drogas, cara?’. Eu respondi: ‘não sei, cara, estou no Arizona, mas o cara que está aí com você consegue te ajudar, fale com ele sobre isso!’. Foi bem engraçado.”

Max Cavalera, vocalista e guitarrista do Soulfly e ex-integrante do Sepultura, durante show em 2022
Max Cavalera, ex-integrante do Sepultura, durante show em São Paulo em 2022 (foto: Gustavo Diakov / @xchicanox)

Anteriormente sua esposa, Gloria Cavalera, também havia contado a respeito do momento. Em seu site, em 2016, a empresária escreveu:

“Max ficou surpreso ao ouvir Kurt Cobain do outro lado da linha. Ele explicou que estava no Brasil, tocando em um grande festival, e que estava procurando por heroína. Queria saber se Max conhecia alguém que pudesse arranjar para ele. Max ficou muito surpreso e não sabia como responder. Disse: ‘não, eu não sei como conseguir algo desse tipo, estou nos Estados Unidos’. Kurt manteve a conversa por um tempo e aí mudou para o assunto de esposas grávidas. Disse que esperava que o parto fosse mais fácil para mim do que para Courtney.”

A banda Nirvana, liderada pelo vocalista Kurt Cobain, durante videoclipe de "Smells Like Teen Spirit"
Kurt Cobain, vocalista e guitarrista do Nirvana, à direita (foto: reprodução / YouTube)

História com João Gordo 

Outro caso amplamente conhecido envolve João Gordo. Em inúmeras ocasiões, o vocalista do Ratos de Porão contou que cheirou cocaína junto de Kurt Cobain após o show da banda na capital paulista.

O brasileiro disse que nunca viu alguém “cheirar tanto” igual o saudoso ícone do grunge. Ao Flow Podcast, conforme o Tenho Mais Discos que Amigos, afirmou:

“Eu fui lá no [hotel] Maksoud Plaza, o [Dave] Grohl não tinha chegado ainda mas tava o Kurt Cobain, a Courtney Love e um cara que era roadie do Kurt Cobain, o Big John […]. Ele ficava ali todo tristão. Eu na época não falava inglês muito bem. Mas ele pediu heroína, eu falei: ‘meu, aqui não tem essa p#rra, mas tem pó’. [risos] Aí foi, dei uma [cocaína] cara pra ele lá, depois do show ele veio pedir mais.”

João Gordo, durante show de Marky Ramone em São Paulo, em 2023 (foto: Gabriel Ramos @gabrieluizramos)

Sobre Kurt Cobain

Kurt Cobain nasceu em Aberdeen, Washington, no dia 20 de fevereiro de 1967. Iniciou trajetória na cena musical de Seattle por meio do amigo de colegial Buzz Osbourne, vocalista e guitarrista do Melvins. Aos 18 anos formou a primeira banda da carreira, Fecal Matter que ficou ativa por um curto período.

Em 1987, ao lado de Krist Novoselic, formou o Nirvana. Nos primeiros anos de atividade, o projeto atingiu amplo reconhecimento na região de Seattle com sua sonoridade bastante apoiada pelo punk rock.

A consagração mundial veio com o seu segundo álbum, “Nevermind” (1991), que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos. O material apresentou hits como “Smells Like Teen Spirit”, “In Bloom”, “Come As You Are” e “Lithium”. 

Em paralelo ao sucesso, enfrentou a depressão e a dependência química. Os problemas foram amplamente explorados pela mídia, assim como o relacionamento problemático com Courtney Love. Em constante conflito com a fama e o vício, cometeu suicídio no dia 5 de abril de 1994, aos 27 anos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesKurt Cobain telefonou a Max Cavalera para saber onde conseguir drogas no...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades