Você, por acaso, já se perguntou qual pode ser considerada a duração ideal para um filme? A resposta para essa pergunta acaba de surgir graças a uma pesquisa conduzida pela Talker Research com 2 mil pessoas nos Estados Unidos.
Indo direto ao ponto, o público gosta, em média, de filmes mais curtos. Segundo a pesquisa, os participantes preferem títulos com uma média de 92 minutos de duração – ou seja, 1 hora e 32 minutos.
Apenas 2% dos participantes revelaram gostar de obras que ultrapassem 150 minutos – 2 horas e meia. Já outros 15% apreciam longas com, no máximo, 120 minutos, o equivalente a 2 horas.
O estudo também perguntou ao público questões envolvendo seus hábitos quando assistem a um filme. Casando com o resultado, muitos deixaram claro ter visto obras consideradas extensas. Segundo a pesquisa:
“Nos últimos 60 dias, os respondentes médios sentiram ter visto dois filmes que sentiram ser muito longos, com 23% (dos participantes) se sentando relutantemente para assistir três ou mais.”
Filmes com duração perfeita, segundo o estudo
Com os resultados, os responsáveis pela pesquisa, então, decidiram descobrir quais filmes de renome possuem essa duração “perfeita”. Foram mencionados cinco longas que possuem exatos 92 minutos de duração – sendo três deles animações famosas. São eles:
- “Com a Bola Toda” (2004)
- “Kung Fu Panda” (2008)
- “Os Fantasmas se Divertem” (1988)
- “Monstros S.A.” (2001)
- “Toy Story 2” (1999)
Indústria está na contramão
Apesar de os resultados do estudo mostrarem essa preferência do público por filmes mais curtos, eles não vão ao encontro das tendências da indústria cinematográfica. No geral, os lançamentos dos últimos anos estão se tornando cada vez mais extensos.
Afinal, vale lembrar que das dez maiores bilheterias da história, apenas um longa-metragem não ultrapassa a marca das duas horas: o live-action de “O Rei Leão” (2019), que não alcançou essa duração por apenas dois minutos. Dois motivos, em especial, explicam essa tendência, segundo a MovieWeb.
O primeiro é o fato de as salas de cinema preferirem títulos mais longos para trazer a sensação de que a atividade é um grande evento, além de dar mais valor ao dinheiro do público. O segundo é o crescimento do streaming, pois as plataformas não precisam se preocupar tanto com a duração, mas apenas com o número de visualizações diárias.
Por outro lado, há um aspecto financeiro que pesa a favor das obras mais curtas. Dentro da indústria cinematográfica, um filme de duas horas é mais vantajoso para os cinemas por permitir mais visualizações de um título por dia.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.