Tony Clarkin, guitarrista, idealizador e principal compositor da banda britânica Magnum, morreu aos 77 anos no último domingo (7). O falecimento ocorre poucas semanas após ter sido anunciado que o músico havia sido diagnosticado com uma doença espinhal rara e incurável. Como resultado, o grupo havia cancelado todas as atividades programadas para 2024.
“Here Comes the Rain”, novo álbum do conjunto, terá seu lançamento mantido para a próxima sexta-feira (12). É o 23º trabalho de estúdio da discografia do quinteto, que ainda conta com o vocalista Bob Catley como membro original.
Diz o comunicado emitido pela família:
“Em nome da família, é com profunda tristeza que a filha Dionne Clarkin dá a notícia do falecimento de Tony Clarkin. Após uma curta doença, ele morreu pacificamente cercado por suas filhas no domingo, 7 de janeiro de 2024.
Eu sei que Tony tocou tantas pessoas através de sua música de muitas maneiras diferentes. Realmente não tenho palavras para expressar o que ele significou para mim agora, pois a dor é muito recente.
Como muitos de vocês sabem, Tony tinha uma grande afinidade com os animais. É intenção da família estabelecer um fundo de caridade em seu nome para ajudar esta causa, em breve daremos mais detalhes. Por favor, não enviem flores ou cartões, pois ele preferiria que expressões de simpatia fossem para instituições de caridade desta forma.
Foi um privilégio chamá-lo de meu pai.”
Olly Hahn, CEO da gravadora SPV/Steamhammer, disse:
“Nós da SPV/Steamhammer estamos arrasados com o falecimento de Tony. Não podemos acreditar que ele se foi. Durante 22 anos, toda a equipe e eu tivemos o prazer de trabalhar com ele, 22 anos de música fantástica, confiança e lealdade. Somos eternamente gratos por isso. Descanse em paz, Tony!”
Tony Clarkin
Nascido em Birmingham, Inglaterra, Anthony Michael Clarkin teve como primeira banda o The Boulevards. Em 1972, formou o Magnum. Entre 1995 e 2001, ele e Bob Catley tiveram o Hard Rain, uma espécie de “spin-off” do grupo, que passava por um breve hiato.
Também compôs e produziu para a cantora britânica Sue McCloskey – que posteriormente alterou o nome artístico para Zenda Jacks. Ainda participou do The House on the Rock, projeto que misturava música e artes plásticas, idealizado por Rodney Matthews e Rudi Dobson.
Sobre o Magnum
Fundado em Birmingham, Inglaterra, o Magnum é adepto do hard rock com influências de AOR. Sua base de fãs está majoritariamente concentrada no Reino Unido e na Alemanha. O maior sucesso da carreira foi o álbum “On a Storyteller’s Night” (1985), que lhe rendeu o único disco de ouro até hoje, obtido em terras britânicas.
A formação atual ainda conta com o baixista e produtor Dennis Ward (conhecido no Brasil por seus trabalhos com o Angra), o baterista Lee Morris e o tecladista Lee Benton.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.