O Rotting Christ anunciou por meio de suas redes sociais o lançamento de seu novo álbum para 24 de maio. “Pro Xristoy” será o décimo quarto de estúdio da banda grega e o sexto lançado pela gravadora francesa Season of Mist.
A novidade não veio acompanhada de single. O grupo divulgou apenas a capa e a tracklist do trabalho.
Em nota, o vocalista e guitarrista Sakis Tolis afirmou:
“Com orgulho, anunciamos o lançamento de nosso 14º álbum de estúdio, ‘Pro Xristoy’, com 10 músicas inéditas, mais metal, mais atmosféricas e mais melódicas do que nunca, em maio! Estamos felizes em adiantar a vocês que o primeiro single será divulgado em breve, então fiquem ligados para mais atualizações! Até lá… Mantenham viva a verdadeira essência do metal!”
Sakis também revelou que o novo álbum, cujo título significa “Antes de Cristo”, seguirá uma abordagem conceitual semelhante ao seu antecessor direto, “The Heretics” (2018).
“Este álbum foi inspirado no poder da antiga sabedoria pagã. É uma homenagem àqueles que resistiram à chegada do cristianismo, que destruiu todos os valores, tradições e conhecimentos do mundo antigo.”
No comunicado oficial, a Season of Mist acrescenta que “Pro Xristoy” chega em um ano muito especial para a banda.
“Este ano, o Rotting Christ está celebrando 35 anos de excelência maligna (…) Sempre fiéis ao seu nome, a banda presta homenagem aos últimos reis pagãos, oferecendo mais black metal melódico, gótico e imponente (…) Alguns fãs podem ter se perguntado se havia algum terreno sagrado restante para eles conquistarem. Mas ‘Pro Xristoy’ é um testemunho de uma banda que ainda está em plena ascensão.”
Shows no Brasil e lançamento de biografia
O Rotting Christ tem três shows marcados no Brasil: 29/02 em São Paulo (Carioca Club), 02/03 em Brasília (Toinha Brasil Show) e 03/03 em Belo Horizonte (Mister Rock). Essas apresentações fazem parte de uma turnê latino-americana, que inclui passagens pelo México, Colômbia, Chile, Argentina e Bolívia. Ingressos para as três datas nacionais estão à venda no site Clube do Ingresso.
Além disso, a biografia oficial da banda ganhará uma edição nacional. Originalmente lançado no exterior em 2018, o livro, escrito por Sakis em parceria com Dayal Patterson (autor de “Black Metal: A História Completa”), chega ao Brasil com o título “Non Serviam: A Biografia Oficial do Rotting Christ” em versões capa dura e brochura. A tradução para o português é de Marcelo Vieira, colaborador do site IgorMiranda.com.br.
Sobre o Rotting Christ
Formado pelos irmãos Sakis (vocais e guitarra) e Themis Tolis (bateria) em 1987, o Rotting Christ foi o principal responsável por criar o distintivo som do black metal grego que predominou no início da década de 1990. Ao longo de uma carreira que se estende por mais de três décadas, durante a qual lançou treze álbuns de estúdio e acumulou mais de 1.400 apresentações no currículo, o grupo não apenas sobreviveu ao implacável teste do tempo e a inúmeras mudanças na formação, mas também solidificou sua posição como uma das bandas de black metal mais influentes do mundo.
Rotting Christ — “Pro Xristoy”
- Προ Χριστού (Pro Xristoy)
- The Apostate
- Like Father, Like Son
- The Sixth Day
- La Letra del Diavolo
- The Farewell
- Pix Lax Dax
- Pretty World, Pretty Dies
- ᛦᚵᛑᚱᛆᛋᛁᛚ (Yggdrasil)
- Saoirse
- Primal Resurrection (Bonus Track)
- All For One (Bonus Track)
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.