Geddy Lee e Alex Lifeson lidaram com uma grande perda no início de 2020. O vocalista, baixista e tecladista e o guitarrista do Rush perderam o colega e baterista Neil Peart, que morreu devido a um tumor no cérebro. Mas décadas antes, os amigos ainda vivenciaram outro luto.
Em junho de 1998, a então esposa de Peart, Jacqueline Taylor, também faleceu por causa de um câncer, o que deixou todos abalados. Menos de um ano antes, em agosto de 1997, a então única filha do casal, Selena Taylor, foi morta em um acidente de carro.
À época, o apoio de importantes músicos o ajudaram a passar pelo período difícil: Robert Plant e Jimmy Page, respectivamente vocalista e guitarrista do Led Zeppelin, uma das maiores influências do Rush.
Durante evento para promover sua autobiografia “My Effin’ Life” em Los Angeles, nos Estados Unidos, Lee relembrou o episódio (via Guitar). Segundo o relato, ele e Plant tiveram a primeira interação em meados dos anos 90, quando ambos estavam de férias no Marrocos no mesmo local. Os dois tiveram a oportunidade de conversar e trocar experiências durante um jantar do hotel e acabaram se dando muito bem.
Anos mais tarde, após a morte de Jacqueline, o vocalista do Zeppelin decidiu contatá-lo, ligando para o escritório da gerência do Rush e deixando um recado. Geddy, então, retornou o telefonema e ficou surpreso quando recebeu um convite para ver o artista tocar com Page em Toronto, no Canadá, no dia 4 de julho.
Apesar da reação positiva, o frontman estava receoso de aceitar a proposta diante do cenário complicado. No entanto, Plant soube exatamente como convencê-lo, segundo o relato de Lee:
“Eu disse para ele: ‘Olha, não sei se posso aceitar, por causa dessa coisa ruim que acabou de acontecer’. E ele me respondeu: ‘Olha, eu já lidei com perdas e você precisa seguir com sua vida, é melhor fazer isso mais cedo do que mais tarde. Eu quero que você venha, chame o Alex [Lifeson], apenas venha’. E então liguei para Al e fomos para o show e eles não poderiam ter sido mais legais conosco. Robert era tão charmoso e Jimmy era ótimo, e isso realmente nos colocou para cima.”
A visão de Alex Lifeson
Alex Lifeson também guarda o momento com carinho. Em entrevista resgatada pelo Rock and Roll Garage (via Whiplash), o guitarrista detalhou o encontro com Jimmy Page e Robert Plant, contando:
“Nós fomos aos camarins do local do show. Robert tinha o dele e Jimmy tinha outro. Nós estávamos sentados com Robert jogando conversa fora quando Jimmy entrou. Eu fiquei tão nervoso e emocionado, porque ele foi meu herói absoluto como guitarrista. Quando eu estava aprendendo, eu queria muito tocar como ele, pensar como ele pensa enquanto toca. Então foi muito, muito emocionante. Nós ficamos no camarim com eles até minutos antes do show, nós até descemos as escadas com eles a caminho do palco!”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.