Em 1990, a dura opinião de Bruce Dickinson sobre o glam metal

Vocalista havia lançado o álbum solo “Tattooed Millionaire”, cuja faixa-título criticava a cena de Los Angeles

Em 1990, Bruce Dickinson lançou seu primeiro álbum solo. Ainda um integrante do Iron Maiden na época – sairia três anos mais tarde –, o cantor apostou em uma sonoridade mais simples e direta em comparação a “Seventh Son of a Seventh Son” (1988), até então seu disco mais recente com a banda que o consagrou.

Ainda assim, ele não queria ser visto como alguém que estava tentando entrar na onda do tipo de rock que fazia sucesso naquele período. Até porque os artistas em alta eram o exato oposto daquilo que ele acreditava.

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Em depoimento presente na série de vídeos “Hard N Heavy”, lançados em VHS, o frontman expressou seu desgosto com a cena popularmente conhecida como glam/hair metal. Conforme transcrição da Metal Hammer, ele começou explicando o título do trabalho que divulgava:

“Não se trata de ter ou não tatuagem. ‘Tattooed Millionaire’ é toda uma área que eu vejo apenas como um grande esgoto purulento e aberto no c* da humanidade em termos de música.”

Mas a coisa não para por aí. A seguir, Bruce foi mais direto, reto e didático em seus pensamentos.

“Toda a vibração dessa cena não tem nada a ver com música. Não tem nada a ver com ser real. Tem a ver com alguma atitude idiota que se resume a: ‘Sim, queremos andar de limusine, queremos garotas, cara’. Eu vi os arquetípicos milionários tatuados trepando com alguma garota fora de um ônibus de turismo, na calçada. Bem, isso é ótimo. […] Mas, ao mesmo tempo, o que esse cara está tentando provar? Nem é dar um bom exemplo para si mesmo. É apenas lixo e eu não respeito isso.”

Bruce Dickinson e “Tattooed Millionaire”

“Tattooed Millionaire” foi lançado em 8 de maio de 1990. A ideia do disco surgiu após Bruce ter sido convidado a compor uma canção para o filme “A Hora do Pesadelo V”. Curiosamente, “Bring Your Daughter… To The Slaughter” não entrou no play, sendo reaproveitada pelo Iron Maiden em “No Prayer For The Dying”, disponibilizado mais tarde no mesmo ano.

O álbum foi escrito quase na sua totalidade em parceria com o guitarrista Janick Gers, que também se tornaria uma novidade na Donzela de Ferro pouco tempo depois.

Além das composições próprias, contava com uma versão para “All The Young Dudes”, composta por David Bowie e popularizada pelo Mott The Hoople. Chegou ao 14º lugar na parada britânica, emplacando 4 singles no Top 40.

Nikki Sixx, o tatuado milionário?

Nikki Sixx alega que a faixa-título é em sua “homenagem”, após Bruce saber que a esposa o traiu com ele. Porém, o baixista do Mötley Crüe diz que o cantor descobriu ao ler a biografia “The Dirt”, que saiu onze anos após a música, o que inviabilizaria a suposta inspiração.

Ainda assim, a banda lançou o álbum “New Tattoo” em 2000 como uma forma de tirar sarro da situação, com direito a reproduzir na capa o dragão presente no single da faixa-título do trabalho de Dickinson.

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João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. “Bring your daughter… to the slaughter(original soundtrack version)” está incluida no segundo CD do relançamento de 2005, de “Tattooed Millionaire”, em versão dupla (2CD) (2005 expanded edition).
    Alias, todos os seus albuns solo lançados até; “1998 – The Chemical Wedding”, foram relançados com CD bônus. Foi a mesma fórmula utilizada pela Castle, quando relançou a discografia do Iron Maiden, no ano 1995.
    Foi o mesmo ano que comprei o meu primeiro CD do Maiden, ‘Fear of the Dark’, com CD bônus reunindo covers e musicas ao vivo, que até então, haviam sido lançadas apenas em singles.
    Anos depois, reuniram várias dessas faixas na compilação Best of the ‘B’ Sides, de 2002. Como eles tem um repertório enorme, nunca tocam seus covers ao vivo, se tocaram foi há muito tempo atrás. Provavelmente, na época que Paul Di’Anno ainda era o vocalista.

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