O Metallica possui solos de guitarra suficientes para preencher uma enciclopédia própria da música pesada. Ainda assim, o próprio Kirk Hammett reconhece que esse não é um atributo preponderante no sucesso da banda junto a pessoas que não são músicos – ou, ao menos, grandes apreciadores dos aspectos técnicos.
Em entrevista à revista britânica Total Guitar, o instrumentista deixou a opinião registrada para a posteridade, ciente de que causaria polêmica e possíveis mágoas. Ele declarou:
“As pessoas não vão se lembrar de um ótimo solo de guitarra. Lamento dizer isso para todos os seus leitores. Elas vão lembrar de uma ótima melodia, de uma ótima música. Não estou falando de músicos. Esses sim, vão recordar. Mas os não-músicos, que são a maioria do mundo que escuta canções, não vão se lembrar dos solos de guitarra.”
Para o artista, a composição vitoriosa é aquela que leva o ouvinte em uma viagem. Atributo que apenas a experiência proporciona.
“As pessoas vão se lembrar, especialmente, daquela música que os levará a um lugar diferente de onde estavam cinco minutos antes. Comecei a me dar conta disso aos 15 anos. Estava começando a tocar guitarra junto com John Marshall (ex-técnico do instrumento no Metallica e integrante do Metal Church). Olhávamos para bandas como o Kiss, Aerosmith ou Van Halen. Eles escreviam as próprias canções. Então, nos demos conta de que precisávamos fazer o mesmo. Ainda que as primeiras não fossem tão boas, já significavam algo, pois eram nossas.”
Kirk Hammett e Metallica
Em abril do ano passado, Kirk Hammett lançou o EP “Portals”. Foi seu primeiro trabalho solo. Composto apenas por números instrumentais, o play conta com várias influências citadas nas declarações acima.
Atualmente, o Metallica divulga o álbum “72 Seasons”. O disco saiu em abril último e chegou ao topo de 21 paradas pelo mundo. Até o momento, já faturou premiação de prata no Reino Unido, ouro na Alemanha e França, além de platina na Polônia.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.