Lançada em 7 de julho de 1991, “Alive” foi o primeiro single da carreira do Pearl Jam. A faixa promovia “Ten”, álbum de estreia da banda e se tornou presença obrigatória nos shows até hoje. Embora o longo solo final seja de Mike McCready, a ideia original surgiu de uma composição do guitarrista Stone Gossard, chamada “Dollar Short”. Ela foi usada como demo nos testes para vocalistas, posição que acabou sendo ocupada por Eddie Vedder.
Durante participação no podcast “Shred with Shifty”, de Chris Shifflet (Foo Fighters), o outro guitarrista do grupo, Mike McCready, tentou executar o riff inicial. Porém, teve dificuldades, já que nunca havia o feito antes.
Ele declarou, conforme transcrição do Guitar.com:
“Stone é quem toca essa parte, então eu não a conheço direito.”
Após se aventurar, Mike disse aos risos:
“É a primeira vez que toco. Mal posso esperar para contar a Stone que quase descobri o riff dele no seu podcast.”
Confira o momento abaixo.
Pearl Jam, “Alive” e “Ten”
O single “Alive” ganhou discos de ouro no Reino Unido, Itália e Austrália. Nos Estados Unidos chegou ao 16º lugar na parada Mainstream Rock da Billboard. O lado B dos compactos contava com as músicas “Once” e “Wash” – esta última que não entrou na edição original de “Ten”, sendo faixa bônus da edição europeia.
As outras músicas lançadas no formato foram “Even Flow”, “Jeremy” e “Oceans”. A gravadora tentou promover “Black” no formato, mas a banda recusou alegando se tratar de uma canção de conteúdo muito pessoal para ser usada como peça promocional.
“Ten” chegou ao segundo lugar na parada norte-americana, vendendo mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo. Ganhou disco de ouro no Brasil. Apesar do sucesso, os membros do Pearl Jam já declararam insatisfação com a sonoridade excessivamente reverberada do produto final.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.