Nita Strauss já era uma guitarrista conceituada antes de entrar para a banda de Alice Cooper, em junho de 2014, substituindo Orianthi. Porém, a então nova oportunidade a colocou em uma situação de pressão. Afinal de contas, era o maior holofote ao qual havia sido submetida até aquele momento.
Sendo assim, ela decidiu ter aulas após uma recomendação específica. Em entrevista à próxima edição da revista Guitar Player, Nita contou que a reeducação não era para aprender. Na verdade, foi quase como um processo de desaprender.
“Quando fui confirmada na banda, conversei com Bob Ezrin (produtor de vários lendários nomes, incluindo Alice). Ele disse: ‘Alice Cooper não precisa de uma shredder. Ele precisa de uma guitarrista de rock. Você consegue se tornar uma?’ Respondi: ‘Com certeza. Eu sei que posso fazer isso.’”
A princípio, Strauss reconhece que ficou perturbada com a constatação.
“Quando desliguei o telefone estava atordoada. Lembro-me de ficar olhando para o nada e pensando: ‘Uau… Bob Ezrin acabou de me dizer que não sei tocar guitarra rock’. Precisava descobrir o que ele quis dizer sobre ser uma guitarrista de rock. Saí à procura e encontrei um ótimo professor. Mostrei a ele meus vídeos de audição e perguntei: ‘O que diabos ele quer dizer?’”
A saída do professor, que não teve o nome revelado, foi apresentar o básico.
“Foi a primeira pessoa a realmente me ensinar como incorporar licks de blues na minha forma de tocar, como adicionar a nota do blues na escala pentatônica menor – esses pequenos licks e coisas assim. Riffs do AC/DC, riffs e licks do Kiss. O material de Ace Frehley funcionou perfeitamente com meu estilo de tocar, mas eles adicionaram aquela nuance extra que fez com que parecesse um pouco mais com uma vibração de rock clássico.”
Nita Strauss, Alice Cooper e Demi Lovato
Atualmente, além da banda de Alice Cooper, Nita Strauss também comanda sua carreira solo e toca com Demi Lovato. Porém, ela não esteve presente na recente passagem da cantora pelo Brasil, sendo substituída por Constance Antoinette.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.