Poucos artistas foram tão regravados quanto os Beatles. De fato, “Yesterday” é uma das composições que mais ganhou versões em todos os tempos. Mesmo assim, nem todo mundo aprecia quando a obra de John, Paul, George e Ringo se torna alvo de novas interpretações.
É o caso de Ann Wilson. Em entrevista à revista Forbes, a vocalista do Heart se declarou fã incondicional do Fab Four. Mas até por isso, ela acha que as pessoas não deviam se aventurar em mexer no legado do grupo. Nem mesmo quando se trata de outras lendas.
“Quando eu estou escrevendo músicas, é muito fácil encontrar minha voz real, porque é baseado nela que crio as letras, melodias e tudo mais. É apenas uma extensão de mim. Mas quando as pessoas fazem covers de suas músicas, isso é complicado. Quando ouço versões de músicas dos Beatles sempre fico constrangida. Não importa quem seja, Ray Charles, Aretha Franklin, nunca me agradou. Não soa autêntico, não é John Lennon.”
Curiosamente, um dos momentos mais icônicos da carreira de Ann em tempos recentes veio justamente de um cover. Junto da irmã Nancy, ela interpretou “Stairway to Heaven” no Kennedy Honors Center 2012, quando o Led Zeppelin foi homenageado. Sua interpretação emocionou até mesmo Robert Plant, cujo descontentamento para com a própria música é admitido publicamente.
“Plant me disse: ‘Eu geralmente odeio quando as pessoas cantam essa música. Simplesmente detesto porque é sempre errado, mas gostei da sua versão’. E isso foi o suficiente para mim, eu apenas pensei: ‘Ok, não estragamos tudo, nos mantivemos fiéis à natureza da música. Não tentamos dobrá-la e torná-la uma grande música de jazz ou algo assim’. Já escutei versões muito legais de pessoas fazendo covers de Joni Mitchell, então acho que isso varia de acordo com o artista.”
Vale citar que “Hope & Glory” (2007), primeiro álbum solo de Wilson, é composto apenas de covers. Posteriormente, ela ainda lançou outros trabalhos no formato. Seu próximo disco de inéditas é “Another Door”, em parceria com a banda Tripsitter.
Ann Wilson e o retorno do Heart
Paralelamente, um reencontro do Heart está sendo planejado. A última turnê do grupo foi realizada em 2019. A seguir, novas desavenças entre as irmãs Wilson – que já haviam rompido três anos antes – vieram à tona após cada uma tentar impor músicos diferentes na formação.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.