“Matrix” é um dos filmes mais inovadores e cultuados da história do cinema. O sucesso alcançado pelo original resultou no surgimento de uma franquia que ganhou mais três obras, lançadas entre 2003 e 2021. No entanto, se dependesse de Quentin Tarantino, mais nenhum longa do universo criado pelas Irmãs Wachowski deveria ter saído do papel.
Em 2009, durante uma entrevista para o canal Sky Movies para promover o lançamento de “Bastardos Inglórios”, o renomado diretor foi questionado sobre os seus 20 filmes favoritos. O número 1 de sua lista é o longa japonês “Batalha Real”, lembrado por ser bastante violento – assim como os trabalhos do cineasta.
Mais tarde, para a 14ª posição, Tarantino citou justamente “Matrix”. Disse que o original era o segundo de sua lista, mas que o lançamento das sequências fizeram o filme ser “rebaixado” por, segundo ele, quebrarem todo o mito que foi construído.
“Existia uma época, na verdade, que eu considerava ‘Matrix’ o número dois de minha lista após ‘Batalha Real’, No entanto, tenho de dizer, isso foi antes de ‘Matrix 2’ e ‘3’ saírem e arruinarem com toda a mitologia para mim. Não consigo, francamente, vê-lo da mesma maneira que o via anteriormente.”
Mesmo considerando o que as sequências fizeram, em sua opinião, Tarantino disse que “Matrix” ainda teria de permanecer em sua lista de favoritos.
“Mesmo que elas (as sequências) tenham arruinado a mitologia para mim e tenha, de fato, movido o ‘Matrix’ original mais para baixo em minha lista, não o excluí por completo. Ele ainda precisava estar em meu top 20.”
Sequências de “Matrix”
Vale lembrar que além das sequências lançadas nos cinemas, a franquia “Matrix” também conta com a animação “Animatrix”, responsável por expandir seus universo, além de ter se espalhado para outras mídias, como quadrinhos e videogames.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.