A primeira trilogia de filmes do Homem-Aranha nos cinemas, dirigida por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire, ainda continua muito querida entre o público.
No entanto, enquanto os dois primeiros títulos são amados pelos fãs, o terceiro e derradeiro longa, como sabemos, não deu muito certo. O próprio cineasta já revelou que ele teve sua parcela de culpa para “estragar” a obra.
“Homem-Aranha 3” foi criticado na época do seu lançamento pelo excesso de personagens e vilões – tivemos a presença do Homem-Areia, Venom e a versão do Duende Verde encarnada por Harry Osborn -, diversos subenredos e variações repentinas de tom.
Em 2015, oito anos após o lançamento do filme, Raimi se justificou para o podcast Nerdist (via Farout). Ele afirmou que vários problemas de bastidores atrapalharam o longa, já que teve suas diferenças criativas com a produção. Mesmo assim, também assumiu sua culpa pela recepção mediana de “Homem-Aranha 3”.
“Eu atrapalhei demais o terceiro ‘Homem-Aranha’ e as pessoas me odiaram por anos – e ainda me odeiam por conta disso.”
Raimi foi um pouco mais a fundo e afirmou que seu erro foi não ter acreditado no potencial dos personagens do filme.
“É um filme que apenas não funcionou direito. Eu tentei fazê-lo funcionar, mas eu realmente não acreditei em todos os personagens e isso não poderia ser escondido das pessoas que amam o Homem-Aranha.”
Mesmo assim, o diretor tentou se justificar, ao afirmar que não teve controle criativo total do filme justamente por conta dessas diferenças que teve com a produção, o que contribuiu para essa decepção geral do público com o longa.
“Homem-Aranha 3” e Sam Raimi
“Homem-Aranha 3” foi tão problemático que os planos de um quarto filme com Sam Raimi na direção foram descartados e a Sony, dona dos direitos do herói nas telonas, optou pelo reboot com Andrew Garfield no papel do personagem.
O próprio Raimi se afastou por anos dos filmes de super-heróis e só voltou a se envolver com o gênero ao dirigir “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, parte do Universo Cinematográfico Marvel e lançado em 2022.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.