Gigante do cinema, Francis Ford Coppola dirigiu uma série de filmes aclamados, com destaque para a trilogia “O Poderoso Chefão”. Mas afinal de contas, dos longas que lançou ao longo de sua carreira, qual ele considera seu favorito?
Você já pode estar imaginando que Coppola considera algum dos três filmes da trilogia como o predileto. Ou então, outros clássicos de sua carreira, como “Apocalipse Now” e “A Conversação”. No entanto, podemos te adiantar que a resposta do cineasta vai te surpreender.
Para a Associated Press em 2022 (via Far Out), ao ser questionado justamente sobre este assunto, Coppola citou um título que quase ninguém conhece: “Virgínia”, lançado em 2011 no TIFF (Toronto International Film Festival) e estrelado por Val Kilmer.
“Ah, meu filme favorito? É como te perguntar qual é seu filho favorito. Mas na verdade, eu tenho um filme que meu novo favorito, que eu consegui fazer bem parecido com o plano original, que é um longa que acredito que ninguém gostou, exceto eu mesmo. No momento, meu filme favorito é ‘Virgínia’, que tem o Val Kilmer, Joanne Whalley e Bruce Dern.”
Em seguida, ele completa:
“Acredito que é um filme encantador e muito pessoal. É bem diferente do que foi divulgado. Foi lançado mais como um filme de terror, mas não é. O horror é o horror pessoal presente nele.”
Em “Virgínia”, Val Kilmer interpreta um escritor do gênero de terror que se encontra com um policial que é fã do seu trabalho e o convence a ver a vítima de um recente assassinato em um necrotério, com o intuito de inspirá-lo para seu próximo livro.
Francis Ford Coppola e “Virgínia”
Em outra entrevista, agora para o The New York Times, Francis Ford Coppola disse que o enredo de “Virgínia” foi baseado em um sonho – mais para um pesadelo, segundo ele – que teve e parecia ter sido tirado de um livro de terror. O cineasta gostou da ideia e resolveu transformá-la em um filme.
“Algum barulho alto me acordou, mas eu queria voltar para o sonho e ver se o concluía. Mas não consegui voltar a dormir, então gravei tudo que me lembrava dele e também registrei no meu celular. Notei que era um romance com ambientação gótica e que poderia gravar perto de casa ao invés de viajar para um país distante.”
“Virgínia” foi lançado em 2011 e maior parte de suas críticas foi negativa – apesar de alguns veículos terem elogiado o longa. Tanto que possui aprovação de apenas 29% no site Rotten Tomatoes.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.