A viagem do submarino Titan aos destroços do Titanic, em junho último, gerou muita repercussão. Isso porque o conversível da empresa OceanGate ficou misteriosamente desaparecido no Oceano Atlântico por dias. Como descoberto, a embarcação implodiu e os cinco passageiros morreram.
Diante do destaque dado à expedição, surgiram rumores de que James Cameron, diretor de “Titanic” (1997), estaria negociando uma série a respeito do caso. Segundo o tabloide The Sun, o cineasta teria conversado com uma grande plataforma de streaming e cogitado os atores Matt Damon e Kumail Nanjiani para o elenco.
Pelo Twitter, Cameron decidiu responder ao recente boato. Em suas palavras, não há qualquer projeto sobre a OceanGate em produção no momento (e provavelmente nem no futuro):
“Eu não respondo a rumores ofensivos da mídia normalmente, mas preciso fazer isso agora. Não estou negociando um filme sobre a OceanGate, nem nunca estarei.”
James Cameron e os paralelos entre o Titanic e o submarino
Uma reportagem da CBS Sunday Morning, publicada em dezembro de 2022, afirmou que o Titan não tinha aprovação ou certificação de qualquer órgão regulador. A fibra de carbono, utilizada na construção do submarino, também não era resistente para o tipo de expedição realizada.
Durante entrevista à ABC News, James Cameron ressaltou a preocupação quanto à falta de pesquisas sobre o submarino. Em sua opinião (e na opinião de outros colegas), a viagem não era segura.
“Muitas pessoas da comunidade estavam realmente preocupadas com esse submarino. Vários dos melhores profissionais de engenharia de submersão profunda até escreveram cartas para a empresa, dizendo que a viagem com o Titan era muito experimental para transportar passageiros e que precisava ser certificada.”
Sendo assim, o cineasta traçou um paralelo com o naufrágio do próprio Titanic em 1912, apresentando semelhanças entre ambos os casos:
“Fiquei impressionado com a semelhança do próprio desastre do Titanic, em que o capitão foi avisado várias vezes sobre o gelo à frente de seu navio e, mesmo assim, navegou com toda velocidade em um campo de gelo durante uma noite escura, o que causou muitas mortes. Para nós, é uma tragédia muito semelhante, em que os avisos foram ignorados e que ocorreu exatamente no mesmo local, mesmo com vários mergulhos acontecendo no mundo.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.