...

Joe Perry fala sobre relação turbulenta com “melhor amigo” Steven Tyler

Apesar de brigas e desencontros, músicos formam uma das duplas mais icônicas do rock há mais de meio século

A relação entre Steven Tyler e Joe Perry determinou os caminhos do Aerosmith em mais de 50 anos de carreira. Mesmo quando se separaram, na virada dos anos 1970 para os 80, os dois atestaram a dependência criativa um do outro. A reunião deu à banda um segundo auge, algo raro no mundo artístico.

Em entrevista à edição mais recente da revista Classic Rock, o guitarrista falou sobre a relação. E deixou claro que, apesar dos atropelos e desencontros, o amor sempre vence no final quando se trata da dupla.

“Isso não é besteira, cara, ele provavelmente é meu melhor amigo de toda a vida. Só sabemos que somos pessoas diferentes.”

- Advertisement -

A parceria criativa foi apenas um dos atributos. Joe e Steven conseguiram levar os laços para o lado pessoal, algo que nem sempre acontece no meio artístico.

“Mesmo nos anos 70, éramos nós que saíamos juntos para uma viagem de mergulho. Nos 80s e 90s, minha esposa Billie e eu compramos um ônibus para que pudéssemos viajar, ter nossos filhos e levar um cachorro conosco. Lembro que íamos para o deserto em Las Vegas com Steven. Ele tinha esse caminhão grande e plano, com um paraquedas. Todos nós revezamos para subir nessa coisa.”

Na mesma matéria, Perry lembrou de quando os dois se conheceram. Foi um encontro que poderia ter causado rusgas.

“A primeira vez que o encontrei, não o conheci de verdade, por assim dizer. Eu trabalhava em uma lanchonete na área do lago e fazia de tudo, desde cozinhar as batatas fritas até varrer o chão e levar o lixo para fora. A família dele tinha uma casa lá, uma espécie de cama e café da manhã, e todo verão ele vinha de Nova York com uma de suas bandas. Eu me lembro deles chegando e basicamente se comportando como achavam que estrelas do rock deveriam fazer, que era jogar comida uns nos outros. Então eles iam embora e eu tinha que limpar tudo.”

Atritos recentes de Steven Tyler e Joe Perry

Os atritos mais recentes se deram na primeira década do século atual. O primeiro aconteceu quando Steven Tyler foi chamado para o júri do programa “American Idol”, o que atrasou e alterou planos. Joe Perry relembra:

“Pensei: ‘p*ta m*rda, vamos ter que planejar a carreira da banda em torno disso’. Mas Deus o abençoe, nem todo mundo tem a chance de fazer isso, então: ‘vá em frente, cara’. Havia muita coisa acontecendo, então eu o preenchi compondo, é por isso que tenho sete ou oito solos álbuns. Eu só queria que algumas dessas músicas tivessem sido… eu toquei a maioria dessas coisas para o Steven.”

A outra aconteceu quando Steven, secretamente, foi ensaiar com o Led Zeppelin. Após o show que gerou “Celebration Day”, Jimmy Page e John Paul Jones decidiram que gostariam de seguir tocando juntos. Robert Plant não aceitou. A saída foi testar outros candidatos.

Em retaliação, o grupo anunciou estar procurando um novo frontman. Após alguns dias, a situação foi contornada. Sobre esse momento, Joe reflete:

“Não tenho certeza de como me sinto sobre isso. Dizem que toda publicidade é boa por si só, mas não sei se concordo. Talvez sentisse que precisávamos dar uma justificativa para os nossos fãs. Estávamos tão afastados, não sei. Talvez estivéssemos tentando esclarecer as coisas, ser um pouco mais honestos e deixar as pessoas saberem o que estava acontecendo. Não sei.”

Aerosmith atualmente

Em setembro, o Aerosmith dá início à “Peace Out”, sua turnê de despedida. Na América do Norte, a banda será acompanhada pelo The Black Crowes. Os outros continentes devem receber o giro em 2024.

A princípio, o baterista Joey Kramer não estará presente, devido a problemas pessoais. John Douglas, que já vinha participando de concertos recentes, o substituirá.

Fundado em Boston no ano de 1970, o Aerosmith é a banda mais bem-sucedida da história do hard rock americano, com mais de 150 milhões de discos vendidos em todo o planeta.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesJoe Perry fala sobre relação turbulenta com “melhor amigo” Steven Tyler
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades