Conquistar um Oscar, independente da categoria, já é um grande motivo de orgulho para a produção e elenco de um filme, pois estamos falando da maior premiação da sétima arte. Ganhar mais de uma estatueta, então, é um feito para poucas produções.
Ao longo da história, também tivemos alguns filmes que se destacaram tanto que simplesmente não deram chances aos seus concorrentes e saíram da cerimônia do Oscar com as mãos cheias. E quais são essas obras, exatamente?
A seguir, confira quais foram os filmes mais vitoriosos da história do Oscar, bem como a quantidade de indicações que cada longa recebeu.
Os filmes mais vitoriosos do Oscar
“Gandhi” (1982)
Total de indicações: 11
Total de Oscars conquistados: 8
“Gandhi” se trata da biografia de Mahatma Gandhi, o famoso líder do movimento de independência da Índia do Império Britânico que pregava a não-violência. A obra explora desde o início de suas ações como revolucionário até seu assassinato em 1948.
O longa conquistou o Oscar em 8 das 11 categorias indicadas, com destaque para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (para Ben Kingsley, que interpretou Gandhi) e Melhor Roteiro Original.
“Amadeus” (1984)
Total de indicações: 11
Total de Oscars conquistados: 8
Outro filme desta lista que se trata de uma biografia é “Amadeus”, que explora a vida e obra do renomado compositor Wolfgang Amadeus Mozart. O longa também aborda uma rivalidade fictícia de Mozart com o também compositor italiano Antonio Salleri.
Assim como “Gandhi”, “Amadeus” também recebeu 11 indicações e conquistou oito Oscars. O longa venceu em categorias como Melhor Filme, Melhor Diretor (Milos Forman, que já havia conquistado o prêmio anos antes), Melhor Ator (F. Murray Abraham, intérprete de Antonio Salleri) e Melhor Roteiro Adaptado.
“Quem Quer Ser um Milionário?” (2008)
Total de indicações: 10
Total de Oscars conquistados: 8
“Quem Quer Ser um Milionário?” conta a história de Jamal Malik, um jovem que cresceu nas ruas da cidade indiana de Mumbai que decide participar do show homônimo e, surpreendentemente, consegue acertar todas as perguntas.
O protagonista é preso sob a acusação de estar trapaceando, mas ao se explicar, relembra episódios de sua vida que o permitiram responder as perguntas corretamente.
O filme foi indicado a 10 categorias do prêmio e venceu oito delas, com destaque para Melhor Filme, Melhor Diretor (Danny Boyle), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Canção, com “Jai Ho”, interpretada pela cantora indiana Tanvi Shah.
“O Paciente Inglês” (1996)
Total de indicações: 12
Total de Oscars conquistados: 9
“O Paciente Inglês” é baseado no livro homônimo de Michael Ondaatje e conta a história de um homem severamente desfigurado após ter seu avião abatido durante a Segunda Guerra Mundial e está aos cuidados de uma enfermeira. Sua vida, aos poucos, é retratada ao longo do filme por meio de flashbacks.
O longa recebeu 12 indicações ao Oscar e venceu em 9 categorias, como Melhor Filme, Melhor Diretor (Anthony Minghella), Melhor Atriz Coadjuvante (Juliette Binoche), Melhor Fotografia e Melhor Edição.
“Gigi” (1958)
Total de indicações: 9
Total de Oscars conquistados: 9
“Gigi” se trata de um musical romântico baseado na novela (neste caso, estamos falando do gênero literário) homônima da escritora francesa conhecida apenas como Colette. O filme se passa em Paris e explora a relação de uma cortesã (amantes que se associavam a homens ricos e nobres) com um homem rico e culto.
“Gigi” é um dos três filmes desta lista que não deu chance para nenhum concorrente: venceu o Oscar nas nove categorias em que foi indicado, como Melhor Filme, Melhor Diretor (Vincente Minelli), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Canção Original, homônima ao filme.
“O Último Imperador” (1987)
Total de indicações: 9
Total de Oscars conquistados: 9
“O Último Imperador” é mais um filme biográfico desta lista. A obra explora a vida de Puyi, o último imperador da China, desde sua rápida ascensão ao trono (que ocorreu quando ele tinha apenas 2 anos de idade) até sua prisão, já adulto, pelo Partido Comunista Chinês.
Da mesma forma que “Gigi”, “O Último Imperador” também não foi derrotado e venceu nas novas categorias em que foi indicado ao Oscar, com destaque para Melhor Filme, Melhor Diretor (Bernardo Bertolucci), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte.
“Amor, Sublime Amor” (1961)
Total de indicações: 11
Total de Oscars conquistados: 10
“Amor, Sublime Amor” é baseado no musical da Broadway “West Side Story”, que se inspirou no clássico conto “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare. No filme, duas gangues rivais de Nova York brigam pelo controle de Upper West Side, um dos bairros de Manhattan, sem estarem cientes de que suas ações resultarão em acontecimentos trágicos.
O filme foi indicado a 11 categorias do Oscar e perdeu em apenas uma, de Melhor Roteiro Adaptado. Nas demais, levou a melhor, com destaque para Melhor Filme, Melhor Diretor (Robert Wise e Jerome Robbins), Melhor Ator Coadjuvante (George Chakiris), Melhor Atriz Coadjuvante (Rita Moreno) e Melhor Fotografia.
“Titanic” (1997)
Total de indicações: 14
Total de Oscars conquistados: 11
“Titanic” retrata a história da famosa tragédia do navio homônimo que afundou tragicamente nas gélidas águas do Oceano Atlântico em abril de 1912. Seu enredo tem como grande foco a história de amor entre Rose e Jack, que eram passageiros de classes diferentes da embarcação em sua primeira e única viagem.
O filme de James Cameron igualou o recorde de “A Malvada” com 14 indicações ao Oscar (em 17 possíveis) e conquistou 11 estatuetas, como as de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Canção Original, com “My Heart Will Go On”, cantada por Celine Dion.
“Ben-Hur” (1959)
Total de indicações: 12
Total de Oscars conquistados: 11
“Ben-Hur” é um épico religioso que é, ao mesmo tempo, baseado no livro “Ben-Hur: uma história dos tempos de Cristo”, de Lew Wallace, e um remake do filme silencioso homônimo lançado em 1925.
A obra se passa na Jerusalém dos tempos de Jesus Cristo e é protagonizada por Judah Ben-Hur, um rico comerciante judeu que se torna escravo dos romanos após ser traído por um amigo. Após conseguir a liberdade, decide se vingar do que aconteceu.
“Ben-Hur” perdeu em apenas uma das 12 categorias nas quais foi indicado – Melhor Roteiro Adaptado -, e venceu as demais, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Wiliam Wyler), Melhor Ator (Charlston Heston, que viveu o protagonista), Melhor Ator Coadjuvante (Hugh Griffith), Melhor Fotografia e Melhor Edição.
“O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003)
Total de indicações: 11
Total de Oscars conquistados: 11
Para terminarmos, “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” foi o último filme da trilogia “O Senhor dos Anéis” e marcou o final da jornada de Frodo, Gandalf, Aragorn e seus demais aliados para derrotar o exército do vilão Sauron e o seu poderoso Um Anel.
O longa final da trilogia é o último desta lista a varrer seus concorrentes e venceu em todas as 11 categorias em que foi indicado, como Melhor Filme, Melhor Diretor (Peter Jackson), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhores Efeitos Especiais.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.