O Avenged Sevenfold, ao que tudo indica, está próximo de lançar sua primeira música inédita desde 2018, quando disponibilizou “Mad Hater” para o game “Call of Duty Black Ops”. Mais que isso: os primeiros detalhes de um novo álbum, o primeiro desde “The Stage” (2016), devem ser divulgados em conjunto.
O single a ser disponibilizado deve se chamar “Nobody”, enquanto o disco pode chegar com o título “Life is But a Dream”. E as pistas para tudo isso foram oferecidas nas redes sociais nas últimas semanas, com direito a alguns enigmas e pegadinhas que tiraram o sono de muitos fãs.
Era domingo, dia 26 de fevereiro, quando as redes sociais do Avenged Sevenfold publicaram um anúncio dizendo que suas apresentações em festivais dos Estados Unidos estavam canceladas. Aquilo foi um choque para os fãs, já que a banda programou sua volta aos shows em 2023.
A partir daqui, é importante ressaltar: o A7X concentrou suas informações no Discord Deathbats Club (projeto de NFT da banda e lá os integrantes interagem com os fãs e em seus perfis pessoais). Por lá, tivemos a informação de as redes socias do grupo foram hackeadas. De início, alguns fãs acreditaram, mas a maioria suspeitou de uma estratégia de marketing.
O trote do deepfake
No Spotify do Avenged Sevenfold, foi publicado um anúncio sobre os cancelamentos dos próximos shows da banda, com a voz do M. Shadows. No entanto, o registro foi feito por inteligência artificial / deepfake. O material dizia:
“Sentimos muito por trazer más notícias para todos vocês, mas eu queria que ouvissem direto da boca do cavalo. Tivemos alguns atrasos inesperados no novo álbum e decidimos cancelar nossas apresentações no Welcome to Rockville e Sonic Temple para nos concentrarmos em terminá-lo. Parte nosso coração fazer isso, mas algumas decisões precisam ser tomadas.
Entendo que esta é uma notícia decepcionante para todos e quero que saibam que realmente lamentamos qualquer inconveniente que isso possa ter causado. Criar novas músicas é uma paixão à qual dedicamos nossas vidas e acreditamos que nossos fãs não merecem nada além do melhor de nós. Colocamos corações e almas neste novo projeto para torná-lo o melhor possível.
Temos trabalhado incansavelmente nestas novas músicas e estamos empenhados em trazê-las para vocês o mais rápido possível. Sabemos que cancelar shows é uma grande decepção e queremos garantir que esta é uma decisão que não tomamos levianamente. Sabemos que muitos de vocês ficarão decepcionados e frustrados. E por isso lamentamos profundamente.
Queremos agradecer a compreensão e apoio durante este período. A dedicação de vocês à nossa música e entusiasmo inabalável por nossos shows nos inspiram todos os dias. Prometemos compensá-los e nos veremos em breve. Mais uma vez, pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa ter causado e agradecemos sua paciência e compreensão.”
Porém, o novo álbum do Avenged Sevenfold já estava pronto desde setembro do ano passado. Não faria sentido.
Ainda assim, o vocalista M. Shadows foi a público desmentir o tal anúncio e dizer que não estava sabendo de nada.
“Caramba! NÃO É VERDADE. Ainda vamos tocar. Estamos investigando quem fez isso.
Estou literalmente caminhando pelas ruas do México e ouvindo isso. Que p*rra é essa… NÃO SOU EU!”
Supostamente hackeados
No dia seguinte, o Avenged Sevenfold veio a público confirmar que suas contas nas redes sociais foram alvos de ação de hackers, todas as publicações foram arquivadas e o layout do site oficial foi atualizado (atente-se a isso aqui). No mesmo dia, um usuário no Discord postou uma foto dando a entender que teria acesso ao Twitter da banda e estava com uma aba aberta do site “Libad5343.net”.
Por que este usuário deixou aquela aba aberta? Os fãs imediatamente acessaram o site e se depararam com diversos artigos sobre o Avenged Sevenfold. Que comecem as teorias!
Especulava-se que “Libad”, na verdade seria uma abreviação: “Life Is B… A… D…” ou “Life Is But A Dream”, o que seria o título do álbum. Neste mesmo site, havia um arquivo JavaScript enorme para ser decodificado. Os fãs se revelaram verdadeiros detetivões ao conseguirem os resultados para alguns dos códigos, que geravam coordenadas geográficas. A localização ia direto ao The Ritz, uma casa de eventos em San Jose, Califórnia, Estados Unidos. Quem estava por lá, pôde ir ao local, onde foi encontrado um prédio. E o que estava escrito lá? “Libad5343 Presents Nobody”. Quem poderia imaginar que o tal Libad iria aparecer em algum lugar no mundo real?
Avenged Sevenfold presents… “Nobody”
Agora, lembra-se da tal atualização do site? Pois é: os fãs inspecionaram a logotipo do site atualizado do Avenged Sevenfold, em que aparece a palavra “obody” no “N” do Sevenfold, formando a palavra “Nobody”.
Wes Lang, artista provavelmente responsável pela arte do single, publicou em sua conta no Instagram uma arte onde também aparece a palavra “Nobody”. A foto foi curtida pela página oficial da banda. Em 2022, M. Shadows publicou a mesma foto em seu Twitter, onde também aparece escrito “Nobody”. Teríamos aí o nome do primeiro single?
Mais pistas
Nos últimos dias, foram “vazados” os itens de merchandising do Avenged Sevenfold que seriam usados no ciclo do próximo álbum. Em um dos produtos, estão os possíveis nomes das músicas – incluindo “Nobody” e “Life is But a Dream”, faixa que deve dar título também ao disco.
Confira mais fotos dos produtos de merchandising na publicação abaixo, arrastando para o lado ou clicando nas setas.
Até que chegamos a esta segunda-feira, 13 de março de 2023. O canal de YouTube do Avenged Sevenfold publicou uma contagem de regressiva em formato de transmissão ao vivo, encerrando ao meio-dia de terça-feira (14). Nenhuma descrição foi acrescentada ao material.
É o fim de uma longa espera, com a divulgação de um single provavelmente chamado “Nobody” e o anúncio de um álbum possivelmente intitulado “Life is But a Dream”, que sairá em algum momento deste ano. Uma estratégia de marketing que remete à utilizada em 2021 pelo Iron Maiden antes de divulgar o single “The Writing on the Wall”.
Vale lembrar que o A7X tem se mostrado fã de anúncios inusitados. Em 2016, a banda confirmou que lançaria “The Stage” apenas alguns dias antes do álbum sair, quase que de surpresa, com inspiração no disco homônimo de 2013 disponibilizado em 2013.
Só esperamos que nenhuma música do novo disco seja sobre NFTs.
*Este conteúdo é uma cortesia do perfil Avenged Sevenfold Legendado, atualizado diariamente com notícias e curiosidades sobre a banda. Siga em: Instagram, YouTube, Facebook, Twitter, Telegram e Reddit.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.