Não é segredo para ninguém que David Lee Roth e Eddie Van Halen jamais tiveram um convívio verdadeiramente amistoso. Os egos inflados e visões diferentes em vários aspectos da vida deixaram a dupla sempre às turras.
Porém, também é verdade que o frontman e a lenda da guitarra influenciaram todas as gerações posteriores, sendo uma das principais referências do hard rock a partir da virada dos anos 1970 para os 80.
Curiosamente, ao contrário do que acontece quando muitas bandas se separam, os principais atritos entre ambos nunca foram as famigeradas “diferenças artísticas”. Em entrevista à Rolling Stone logo após o primeiro rompimento, Eddie chegou a declarar:
“Nunca tive problemas em trabalhar com Dave, mas em conviver com ele.”
Na mais recente edição de seu podcast, The Roth Show, Diamond Dave reafirmou a ideia do colega ao exaltar a obra que criaram juntos.
“Meu querido e saudoso Ed. Rapaz, sinto falta dele. Nos divertimos muito. Walt Disney disse uma vez: ‘Sabe de uma coisa? Meu caso de amor com Mickey Mouse foi melhor do que qualquer caso de amor com uma mulher que já tive’. Eu tenho que dizer: tocar com Ed, escrever músicas com Ed, apresentar essas músicas com Ed foi melhor do que qualquer caso de amor que já tive. E algumas dessas canções irão durar para sempre – ou até a última sílaba do tempo, como diria Shakespeare. Elas se tornaram hinos. Em algum lugar do mundo estão tocando ‘Jump’ agora.”
David Lee Roth e Van Halen
Apesar de o Van Halen ter seguido a carreira de forma produtiva e bem-sucedida com Sammy Hagar nos vocais, o impacto da formação original jamais se repetiu. Os álbuns “Van Halen” (1978) e “1984” (1984) são os únicos da carreira da banda a faturar discos de diamante, ultrapassando 10 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos.
Eddie Van Halen morreu no dia 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, em decorrência de complicações agravadas pelo câncer que enfrentava há tempos.
David Lee Roth chegou a anunciar uma temporada de despedida em Las Vegas, que acabou não acontecendo por conta da pandemia.
Rumores sobre uma turnê em tributo ao guitarrista pipocam constantemente, mas nada confirmado até o momento.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.