Lorde explica por que fazer turnês em 2022 virou “luta financeira”

Cantora cita problemas logísticos causados por excesso de artistas na estrada ao mesmo tempo, custos de transporte fora de controle e preocupações com Covid como principais razões

O cenário da indústria musical pós-Covid está se mostrando muito complicado para diversos artistas, especialmente no que diz respeito a fazer turnês. Nem mesmo os maiores nomes da música pop, como Lorde, estão livres disso.

Na edição mais recente de sua newsletter (via Stereogum), a cantora escreveu sobre os desafios enfrentados por músicos se aventurando na estrada, desde os econômicos aos de saúde.

“Basicamente, para artistas, promotores e equipes, a coisas estão quase num nível de dificuldade sem precedentes. É uma tempestade de fatores. Vamos começar com o equivalente a três anos de shows acontecendo em um. Adicione uma queda econômica mundial, e então coloque o receio totalmente compreensível de espectadores sobre os perigos de saúde em shows.”

- Advertisement -

A cantora ainda discutiu em detalhes os fatores logísticos que estão dando problemas, desde casas de show sem datas disponíveis, falta de equipe qualificada por causa de demanda e o custo astronômico de tarifas de frete atuais. De acordo com Lorde, o valor atual para transportar um set de palco ao redor do mundo é o triplo do valor pré-pandemia.

Ela continua, falando sobre como embora ela esteja num lugar da carreira onde pode arcar com tais custos, nem todo mundo está na mesma posição:

“Lucros em baixa geral tá beleza para uma artista como eu. Tenho sorte nisso. Mas para qualquer outro artista vendendo menos ingressos que eu, turnês se tornaram uma luta demente para empatar ou então sair no prejuízo. Para alguns, turnês estão completamente fora de questão, mesmo se puderem esgotar tudo! As contas não fazem sentido. Claro que tudo isso acaba pesando – em equipes, promotores e artistas.”

Leia também:  Produtor de “Titanic” e “Avatar”, Jon Landau morre aos 63 anos

Lorde e os efeitos das turnês pós-Covid

E o efeito disso, Lorde aponta, é a onda de cancelamentos e artistas falando sobre seus problemas com saúde mental durante o último ano:

“Você vai notar muitos artistas cancelando shows citando preocupação com saúde mental no ano que passou, e eu acho que o estresse disso tudo é um fator — somos uma coleção das flores mais sensíveis do mundo que também passaram os últimos dois anos dentro de casa, e talvez a tarefa de criar um espaço onde a dor e luto e júbilo das pessoas possa ser feita com uma margem de lucro ínfima e dezenas de pessoas para pagar possa ser um pouco além da conta.”

Lorde está no meio de uma turnê mundial que a viu passar pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, onde tocou no Primavera Sound e protagonizou um dos momentos mais falados do festival, ao fazer um dueto de “Stoned At The Nail Salon” com Phoebe Bridgers durante seu show.

Veja o dueto de Lorde com Phoebe Bridgers abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=NVwO7gyKMd4

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasLorde explica por que fazer turnês em 2022 virou “luta financeira”
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades