A atriz Jane Fonda anunciou ter sido diagnosticada com um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer. Em nota oficial, ela revelou já ter dado início às sessões de quimioterapia há 6 meses.
“Este é um câncer muito tratável. 80% das pessoas sobrevivem, então tenho muita sorte. Iniciei a quimioterapia há seis meses e estou lidando muito bem com os efeitos e, acredite, não vou deixar nada disso interferir no meu ativismo climático.”
A artista e ativista ainda aproveitou o momento para criticar o sistema de saúde dos Estados Unidos.
“Percebo, e é doloroso, que sou privilegiada nisso. Quase todas as famílias na América tiveram que lidar com o câncer. Muitas não têm acesso aos cuidados de saúde de qualidade que estou recebendo. Isso não está certo.”
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o linfoma não Hodgkin (LNH) tem origem nas células do sistema linfático, se espalhando de maneira não ordenada. Existem mais de 20 variações da doença.
Sobre Jane Fonda
Jane Fonda tem 84 anos. Ela ganhou destaque nos anos 1960 através de filmes como Contramarcha Nupcial (1962), Um Domingo em Nova York (1963), Dívida de Sangue (1965), Descalços no Parque (1967) e Barbarella (1968). Ganhou o Oscar de melhor atriz por Klute – O Passado Condena (1971) e Amargo Regresso (1978).
Ainda ganhou dois Prêmios BAFTA, sete Globos de Ouro, um Emmy, um Leão de Ouro Honorário e o Prêmio Cecil B. DeMille. Desde os anos 1990, passou a se dedicar menos à carreira cinematográfica, produzindo vídeos aeróbicos. Em 2015 lançou seu mais recente sucesso, a série Grace and Frankie, da Netflix.
Além da já citada preocupação com as causas climáticas, Jane tem participação ativa em outras questões de cunho político-social desde os anos 1970, quando protestou abertamente contra a Guerra do Vietnã, o que fez com que se tornasse alvo de críticas de conservadores norte-americanos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.