Por que Paul McCartney sentia vergonha de “Yesterday” antes de lançá-la

Desconforto do músico com relação à famosa balada envolvia o fato de ter que tocá-la sozinho, sem os outros Beatles

Composição de Paul McCartney, “Yesterday” é uma das músicas mais populares dos Beatles. Mesmo pessoas com pouco conhecimento histórico da carreira do Fab Four são capazes de identificá-la sem maiores dificuldades. Até porque ela é a canção mais regravada de todos os tempos, ou seja, direta ou indiretamente todo mundo ouviu em algum momento.

Porém, McCartney nem sempre se sentiu confortável com a composição, como confessou em aparição recente no The Howard Stern Show. O principal motivo reside no fato de ela ter sido gravada sem seus colegas de Beatles.

“Foi um pouco embaraçoso, não queria ser o cara sozinho no palco. Cheguei com a música pronta no violão e os outros não conseguiram acrescentar bateria nem qualquer outro instrumento.”

- Advertisement -
Leia também:  O big 4 do rock progressivo, segundo Ian Anderson

A dificuldade de aceitação interna era tanta que a canção foi lançada como single nos Estados Unidos, mas não no Reino Unido.

“Nós dissemos: ‘não, não podemos lançar isso, somos um grupo de rock’. Gostamos dela, mas não representava nosso estilo enquanto banda.”

Beatles, Paul McCartney e o êxito de Yesterday

Mesmo assim, o tempo mostrou que a aposta da gravadora foi certeira. “Yesterday” chegou ao topo da Billboard Hot 100, principal parada americana de compactos. Só à época do lançamento, vendeu mais de um milhão de cópias.

Vale lembrar que a melodia veio a Paul McCartney em um sonho. Seu título provisório era “Scrambled Eggs” (Ovos mexidos, em português) e a letra era, digamos, nada moralista para a época.

Leia também:  A opinião de Courtney Love sobre ser odiada, especialmente após morte de Kurt Cobain
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Paul McCartney sentia vergonha de “Yesterday” antes de lançá-la
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. Ele não sentia vergonha. Acharam a palavra errada. Ficava sem graça…e também achava que tinha sido plágio. Eu não vi o programa de Howard Stern…Mas vi outros. Paul já contou essa história muitas vezes. Penso que erraram aí na tradução.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades