Notícias

Neil Young divulga o novo disco Homegrown, engavetado desde 1975



O cantor Neil Young liberou, nesta sexta-feira (19), o novo álbum ‘Homegrown’. O trabalho chega a público pela Reprise Records.

‘Homegrown’ foi produzido entre junho de 1974 e janeiro de 1975, mas foi engavetado e só está chegando a público agora, 45 anos depois. Músicos como Emmylou Harris, Levon Helm, Ben Keith, Karl T. Himmel, Robbie Robertson e Tim Drummond participaram das gravações ao lado de Young, que assume vocais, guitarra, violão, gaita e piano.

– Lançamentos: os álbuns de rock e metal de 2020

Ouça a seguir, via Spotify ou YouTube (playlist):

As gravações de ‘Homegrown’ tiveram início logo após Neil Young ter lançado ‘On the Beach’ (1974), álbum que não conseguiu manter o mesmo patamar de sucesso de ‘Harvest’ (1972). Na época, Young estava tão produtivo que chegou a conceber dois discos de uma só vez e estava na dúvida sobre qual realmente chegaria a público.

O primeiro, ‘Tonight’s the Night’ (1975), foi o escolhido. O material foi gravado ainda em 1973, mas ficou em espera, saindo antes de ‘On the Beach’. Em definição, o disco reunia uma faceta mais obscura de Young, que lamentava não só o fim dos anos 60 como, também, a morte de amigos como o guitarrista Danny Whitten e o roadie Bruce Berry, ambos por overdose. O fim do sonho hippie aterrorizava o músico.

O segundo era o próprio ‘Homegrown’, que fazia referência à sonoridade folk, quase rural, que consagrou Neil Young tempos antes. Oficialmente, o disco em questão acabou engavetado porque o músico disse que via “fraquezas” em seu repertório.

Contudo, sabe-se que, na época, ele havia terminado seu relacionamento com a atriz Carrie Snodgress (a musa inspiradora de ‘A Man Needs a Maid’). Muitas canções do álbum tratavam de toda a insegurança refletida no fim daquele namoro, algo que ele próprio admitiu anos depois.

Carrie Snodgress faleceu em 2004 e, certamente, Neil Young superou toda a angústia ligada ao fim do relacionamento. Diante de tudo isso, ‘Homegrown’ chega a público nesta sexta-feira (19) para retratar o desenvolvimento artístico do músico naquela época.

Veja, abaixo, a capa e a tracklist de ‘Homegrown’:

  1. Separate Ways
  2. Try
  3. Mexico
  4. Love Is A Rose
  5. Homegrown
  6. Florida
  7. Kansas
  8. We Don’t Smoke It
  9. White Line
  10. Vacancy
  11. Little Wing
  12. Star Of Bethlehem

Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escreve sobre música desde 2007. Atualmente, é redator do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil. Também é editor-chefe da revista e site Guitarload, para guitarristas, e redator do site Revista Cifras, a página editorial do portal Cifras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *