Notícias

Site de crowdfunding PledgeMusic suspende campanhas e complica bandas


O PledgeMusic, site especializado em projetos de crowdfunding (financiamento coletivo) para bandas e músicos, anunciou a suspensão de todas as campanhas e pré-vendas. A novidade foi divulgada pela empresa, em nota, nas redes sociais, bem como em e-mail enviado a todos os artistas.

A plataforma, conhecida por conectar os músicos diretamente com os fãs por meio de suas campanhas, afirmou que a ação era “o mais apropriado” a se fazer em meio a uma crise vivenciada pela empresa. Desde o ano passado, os administradores do site têm se complicado para pagar as contribuições recebidas por cada artista.

“Especialmente para os artistas: sabemos que cada centavo é vital para seu projeto. […] Estamos nos reunindo com várias partes interessadas sobre parcerias ou até venda da PledgeMusic. Caso tenhamos sucesso, as conversas podem chegar a uma transação que nos ajudaria a cumprir todas as obrigações contratuais”, diz, em nota, o PledgeMusic, que pediu paciência a todos.

Desde então, diversos artistas têm pedido para que os fãs cancelem as contribuições feitas pelo PledgeMusic, já que o dinheiro ficará retido. Um dos nomes mais notáveis a fazer essa solicitação a seus admiradores foi o Queensrÿche, que promoveu a pré-venda de seu novo álbum, “The Verdict”, por meio da plataforma – o disco está com o lançamento mantido para o dia 1° de março.

“Nenhum pedido será atendido”, explica o Queensrÿche, pelas redes. “O site não mais o dinheiro, então, não há mais como bancar os custos de fabricação – e já passamos dos US$ 70 mil. Eles não estão assumindo campanhas e nem estão nos respondendo”, completou a banda, que reforçou a dica: os fãs devem cancelar seus pedidos no PledgeMusic, alegando que a campanha foi cancelada.

O Queensrÿche garantiu que “The Verdict” será lançado em todas as plataformas, por meio da gravadora Century Media Records, e que apenas a pré-venda foi afetada. No entanto, diversos outros artistas com menor estrutura tiveram seus trabalhos afetados com a suspensão das campanhas.

Nos últimos anos, nomes como Judas Priest, Sum 41, Culture Club, Marillion, “Weird Al” Yankovic, Dweezil Zappa, Black Veil Brides, Weezer, Interpol, Sevendust, Devin Towsend e Apocalyptica, entre outros, lançaram álbuns ou fizeram campanhas de pré-venda por meio da plataforma.


Igor Miranda
Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Apaixonado por rock desde a pré-adolescência, começou a escrever sobre música na internet em 2007. Anos depois, co-fundou o site Van do Halen e trabalhou como repórter do jornal Correio de Uberlândia. Atualmente, é redator-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia sites como o Cifras, Ei Nerd e outros. Também é redator do Whiplash.Net, o maior site de rock e heavy metal do Brasil.
http://igormiranda.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *