O vocalista Joey Tempest revelou, em entrevista ao Wall Of Sound, que nunca imaginou na música “The Final Countdown” como um grande sucesso. A faixa, lançada em 1986, é uma das canções mais icônicas do hard rock da década de 80.
“Fiz a demo dela em casa e tínhamos ideias para ela há muito tempo. Era uma demo de um minuto desde quando estava no colegial. No terceiro álbum, decidimos gravá-la e falávamos sobre compor a partir do riff principal de teclado. Inicialmente, era uma música estilo ‘trilha sonora’ e não um hit single, e acho que era bom para isso”, afirmou.
– Leia: “The Final Countdown”, o álbum definitivo do Europe
“Lembro de tocar a demo para os caras e eles viram que a música era forte e a construímos a partir dali. (Mas) Não, nunca imaginaríamos que faria um sucesso tão grande. Abrimos o álbum e a turnê com essa música, mas realmente achávamos que não seria nosso single inicial”, complementou o cantor.
Sobre o disco de 1986, também intitulado “The Final Countdown”, Joey Tempest comentou que é um dos “álbuns mais fortes” do Europe. “É um desses discos que se destacam, abriu várias portas para a banda. ‘Wings Of Tomorrow’ era mais ingênuo e forte com relação a isso. Mas, pessoalmente, penso que fizemos discos melhores, especialmente nos últimos anos. Os três últimos álbuns são nossos mais fortes, mas, obviamente, é algo que pertenceu àquela época e é algo muito importante para nossa carreira e história”, disse, em menção aos álbuns “Bag of Bones” (2012), “War of Kings” (2015) e “Walk the Earth” (2017).