Trent Reznor sentiu estranheza ao ouvir “Hurt” com Johnny Cash

Gravação serviu como uma espécie de despedida do ídolo country, que faleceu em setembro de 2003, aos 71 anos de idade

O frontman do Nine Inch Nails, Trent Reznor, revelou ter sentido certa estranheza – positiva – ao ouvir a versão de Johnny Cash para “Hurt”. A regravação de Cash ficou marcada como uma espécie de despedida do astro do country, visto que ele faleceu meses depois do single ter sido lançado, no dia 12 de setembro de 2003, aos 71 anos.

Em entrevista ao The Current, Trent Reznor contou como soube que Johnny Cash queria gravar uma música dele.

“Rick (Rubin, produtor) me ligou e disse: ‘Faremos outro disco com Johnny e queríamos fazer ‘Hurt’. Tudo bem?’. E eu disse: ‘É claro’. Fiquei extremamente lisonjeado que Johnny Cash, um compositor inacreditável, quisesse interpretar uma música minha.”

- Advertisement -

Em seguida, Reznor descreveu a sensação ao ouvir a versão de “Hurt” pela primeira vez.

“Foi muito estranho ouvir sua voz gigante habitando uma música que fiz”, disse ele, que destacou, ainda, que Cash a cantou de forma “tão linda e emocionante”.

“Hurt”, Nine Inch Nails e Johnny Cash

A original de “Hurt” foi lançada pelo Nine Inch Nails no álbum “The Downward Spiral”, de 1994. A regravação de Johnny Cash saiu quase uma década depois, no disco “American IV: The Man Comes Around”, de 2002.

Leia também:  O verdadeiro rei do rock, segundo Dave Grohl: “f.da-se Elvis”

Em entrevista à Rolling Stone, Rubin revelou como conseguiu convencer Cash a gravar a versão.

“Acho que era difícil para ele ouvir. Então, mandei para ele a letra. Eu disse: ‘só leia a letra; se você gostar, então acharemos um jeito de fazê-la que vai combinar com você’.”

“Namorada” de Trent Reznor com outro cara?

Em outra entrevista, à Associated Press em 2004, Trent Reznor admitiu que não reagiu de forma tão positiva à regravação de Johnny Cash:

“Fiquei lisonjeado, mas francamente, a ideia me parecia um pouco enigmática de início. Soava… estranho para mim. Parecia muito estranho para mim ouvir a voz altamente identificável de Johnny Cash cantando-a. Não fiquei envergonhado nem nada, mas parecia que estava vendo minha namorada f**er com outra pessoa.”

Reznor contou ainda que só mudou de opinião depois de ver o clipe da música, dirigido por Mark Romanek. Nele, Johnny Cash canta em meio a um museu dedicado à sua vida e obra. Quase uma retrospectiva de uma gloriosa carreira, além de uma mensagem de despedida.

Leia também:  A história da ascensão meteórica do Ratt com “Out of the Cellar”

Dessa forma, a letra do Nine Inch Nails ganhou um novo significado, que o compositor rapidamente percebeu.

“Eu toquei o vídeo e uau… lágrimas escorrendo, silêncio, arrepios… uau. Eu perdi minha namorada, porque aquela música não é mais minha. Isso realmente me fez pensar sobre como a música é poderosa como um meio e como forma de arte.

‘Hurt’ nasceu quando escrevi algumas palavras e uma música no meu quarto como uma forma de manter são, sobre uma sensação desoladora e desesperadora que eu tinha – totalmente isolado e sozinho. De alguma forma, isso surge reinterpretado por uma lenda da música de um período/gênero bem diferente e ainda retém sinceridade e significado – diferente, mas tão puro quanto.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesTrent Reznor sentiu estranheza ao ouvir “Hurt” com Johnny Cash
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente materia, às vezes e meio difícil entender como um ser humano tão sólido e convicto termina seus dias sobre um
    Montão de cinzas e incertezas mas viver é correr riscos
    Valeu

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Curiosidades