Os 30 anos da primeira cerimônia do Rock And Roll Hall Of Fame

Ainda está longe a cerimônia de indução do Rock And Roll Hall Of Fame deste ano – será no dia 8 de abril, com homenagens a Cheap Trick, Chicago, Deep Purple, N.W.A. e Steve Miller. No entanto, no dia 23 do mês passado, completou-se 30 anos do primeiro evento da instituição, no Waldorf-Astoria’s Grand Ballroom de Nova Iorque.

O Rock And Roll Hall Of Fame tem ganhado ares controversos nos últimos anos por ter ignorado bandas consolidadas e importantes no rock e homenageado artistas de outros estilos, como Madonna e Run DMC. O erro tem sido consertado com as recentes nomeações de Rush, KISS e Deep Purple, entre outros.

- Advertisement -

No entanto, vale destacar que os primeiros artistas induzidos foram muito bem escolhidos. A ideia era homenagear os responsáveis por criar o estilo como conhecemos. Para isso, não só roqueiros foram listados, como também nomes do rockabilly, R&B, blues, country e gospel. Veja abaixo quais foram os induzidos e entenda a importância de cada um na invenção do rock:

Chuck Berry: é muito difícil cravar quem realmente criou o formato mais utilizado no rock, pois, como em todo movimento artístico, houve um processo de colaboração inconsciente que creditou o feito a inúmeras pessoas. No entanto, se fosse exigido nomear apenas uma pessoa pelo feito, não seria injusto escolher Chuck Berry. O músico desenvolveu uma versão mais “suja” e ainda mais dançante do R&B, com forte influência do blues, além de desenvolver uma persona típica de estrela do rock.


Little Richard: outro nome muito forte na criação do rock and roll, Litlte Richard tinha grande influência da música gospel em seu trabalho. Cresceu ouvindo cantores do estilo em igrejas dos Estados Unidos e, não por acaso, trouxe muito do gênero para suas canções. Agregou, também, elementos do R&B à sua sonoridade, que era, ao mesmo tempo, dançante e agressiva.


Elvis Presley: ele não é chamado de Rei do Rock à toa. Elvis Presley ajudou a desenhar o rock em seu todo – não apenas na música, com sua voz grave, como também em comportamento. Elvis era rock and roll na dança, no visual e na forma de se portar em público. Trouxe elementos do country ao estilo e, involuntariamente, deu início também ao rockabilly, um dos primeiros subgêneros do rock.


Buddy Holly: apesar de ter tido pouquíssimo tempo para mostrar sua importância – morreu aos 22 anos, em um acidente aéreo –, Buddy Holly fez o suficiente para se tornar um dos nomes mais importantes do rock. Influenciado pelo gospel, R&B e country, Holly estabeleceu o formato de guitarra-baixo-bateria e criou padrões melódicos diferentes daqueles que estavam sendo reproduzidos pelos demais músicos da época.


Jerry Lee Lewis: mais um rebelde do gospel que trouxe um pouco da música religiosa para o rock. Pianista talentoso, também agregou o boogie oogie ao seu som e o resultado, além de dançante, era enérgico. Transitava com tanta maestria entre rock e country que também lançou diversos trabalhos no segundo gênero.


James Brown: considerado o fundador do funk e chamado de “padrinho do soul”, James Brown tinha rock pulsando em suas veias, mesmo estando ligado a outras ramificações musicais. As influências R&B, aliadas à sua postura de ícone da contracultura, ligam Brown a esse universo de forma tão forte que, ao longo das décadas, atrações misturaram soul e funk ao rock de forma natural – e, em algum momento, soaram como ele.


Ray Charles: um dos grandes nomes do R&B também era, autenticamente, roqueiro. Foi responsável por agregar elementos do gospel ao rhythm and blues e influenciou boa parte dos nomes listados acima.


Sam Cooke: o rei da soul music influenciou o rock, de forma indireta, ao trazer melodia ao estilo. As primeiras “baladinhas” roqueiras têm a pegada de Cooke, em instrumental e, especialmente, vocais.


Fats Domino: o R&B típico e bem sequenciado de Fats Domino foi responsável por lotear o terreno onde seria construído o rock and roll. Muitas das construções utilizadas pelos grandes nomes do estilo já eram vistas nas canções lançadas pelo Fat Man.


The Everly Brothers: o trabalho dos irmãos Everly passou a ter forte conexão com o rock especialmente a partir do momento em que os artistas da década de 1960, como Beatles e Rolling Stones, passaram a utilizar elementos de sua sonoridade, baseada no country e no rockabilly. Foram importantes na massificação do gênero.


Observação: Jimmie Rodgers, Jimmy Yancey e Robert Johnson foram homenageados na categoria “Early influences”, Alan Freed e Sam Phillips em “Non-performers” e John Hammond em “Lifetime achievement”.

Assista a uma playlist de vídeos com apresentações e induções da primeira cerimônia de indução do Rock And Roll Hall Of Fame:

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasOs 30 anos da primeira cerimônia do Rock And Roll Hall Of...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades