Sobre


Seja bem-vindo ao meu site! Sou Igor Miranda, jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Escrevo sobre música desde 2007 em uma série de projetos, especialmente na web.

Criei este site em 2014, inicialmente como portfólio, compilando publicações para outros veículos. Todavia, a pedido de algumas pessoas que acompanham meu trabalho, decidi transformá-lo em um portal editorial. Desde então, o projeto acumulou mais de 5 milhões de acessos, além de reunir seguidores nos meus perfis no Twitter, Instagram e Facebook.

Neste site, publico entrevistas que faço com músicos e resenhas de álbuns, além de notícias, curiosidades, listas e textos de opinião sobre o mundo da música, com foco no rock e heavy metal.

Algumas publicações de destaque neste site:

Entrevista com Deep Purple
Entrevista com Avenged Sevenfold
Entrevista com Glenn Hughes
Entrevista com Helloween
Entrevista com Nickelback

Paralelamente, conduzo uma série de trabalhos e projetos. Conheça, a seguir, alguns de meus trabalhos atuais:

Whiplash.Net

Desde 2010, sou colaborador do Whiplash.Net, o maior site sobre rock e heavy metal do Brasil, da América Latina e de países lusófonos. Passei a integrar a equipe editorial, de forma profissional, em 2015. Ao todo, assino mais de 8 mil textos para o site, com 38,5 milhões de acessos desde então.

Algumas publicações de destaque:

Resenha exclusiva no Brasil sobre “S&M2”, do Metallica
Entrevista com Volbeat
Entrevista com Blaze Bayley (Iron Maiden)

Petaxxon / Cifras

Desde 2012, trabalho para a Petaxxon Comunicação, empresa que gerencia o conteúdo de sites como o Cifras / Revista Cifras. Com mais de 43 milhões de seguidores, o Cifras é a segunda maior página de Facebook do Brasil. O Revista Cifras, por sua vez, acumulou mais de 350 milhões de acessos entre 2013 e 2020.

Com a Petaxxon, assumi a função de gerente de conteúdo e editor-chefe entre 2015 e 2019. Além do Revista Cifras, passei a atuar em sites e canais de YouTube como Ei Nerd (com mais de 8 milhões de seguidores no YouTube) e Acredite ou Não (mais de 2,5 milhões de inscritos no YouTube).

No fim de 2019, deixei a função de gerência/edição da Petaxxon para me dedicar a outros projetos. Porém, segui trabalhando para o Revista Cifras, agora como repórter/redator.

Algumas publicações de destaque:

Entrevista com Black Eyed Peas
Entrevista com SOJA
Entrevista com Projota
Entrevista com Atitude 67
Entrevista com Lexa

Guitarload

Desde o fim de 2019, atuo como editor-chefe da revista e site Guitarload, o principal veículo sobre guitarra em atividade no Brasil. A revista é divulgada online mensalmente, enquanto o portal é abastecido com informações diárias sobre o mundo da guitarra. Em edições que estão fora do ar, mas que assinantes podem ser acessadas pelo site Music Clan, há entrevistas com Kiko Loureiro, John Petrucci, Robertinho de Recife, Bad Wolves, entre outros.

Veja, abaixo, alguns de meus trabalhos passados:

Van do Halen

Meu primeiro trabalho profissional na área de jornalismo musical. Co-fundei o site em 2011 e participei dele até 2013. O projeto segue na ativa nas redes sociais, conduzido apenas por João Renato Alves.

Correio de Uberlândia

Entre 2013 e 2016, atuei como repórter do Correio de Uberlândia, principal jornal impresso da cidade na época. Transitei por várias editorias, especialmente cultura/entretenimento, e também atuei como responsável pelo portal web e redes sociais. O jornal encerrou suas atividades no fim de 2016.

Observações adicionais:

– O trabalho na página Cifras no Facebook foi reconhecido como o mais influente em todo o mundo no ano de 2015, pela agência de monitoramento internacional CrowdTangle (https://goo.gl/UTTtxk).

– Alguns de meus textos foram publicados no site do jornal “O Estado de S. Paulo” (https://goo.gl/HvgkEv, https://goo.gl/G6cNdw, https://goo.gl/iw3Gux).

– O trabalho com o site Correio de Uberlândia foi reconhecido com o prêmio Geração Digital de Inovação 2015, na categoria “Portal de Notícias” (https://goo.gl/zTYZ2K).

– O trabalho com o site Van do Halen foi reconhecido com uma menção entre “sites referência sobre heavy metal” na edição nacional do livro biográfico “Bruce Dickinson: Os altos voos com o Iron Maiden e o voo solo de um dos maiores músicos do heavy metal”, escrito por Joe Shooman (Editora Gutenberg, 2013).