...

Os outros problemas de saúde de Phil Collins, para além da locomoção

Músico de 74 anos enfrenta uma série de complicações, detalhadas durante rara entrevista à BBC

Há anos, Phil Collins convive com dificuldades de locomoção. Após sofrer uma lesão em 2007, o músico de 74 anos perdeu a sensibilidade nos dedos e em um dos pés, além de apresentar complicações no joelho, o que tornou necessário o uso de bengalas para andar. 

Atualmente, a saúde frágil do cantor, que está aposentado dos palcos desde 2022, também envolve outras questões. O próprio abordou o tema durante rara entrevista à BBC, que irá ao ar na próxima segunda-feira (26), mas que teve prévia publicada pela Variety

- Advertisement -

Inicialmente, o artista revelou que seus rins ficaram comprometidos em decorrência do abuso de álcool no passado. Diante das consequências, decidiu abandonar a bebida e hoje está sóbrio há dois anos, como explicou:

“Eu provavelmente vinha bebendo demais e, com isso, meus rins acabaram ficando comprometidos. Eu gostava de voltar de uma turnê, de sair da estrada e pensar: ‘certo, agora vou fazer todas as coisas que eu não podia fazer’. Eu parava de beber às seis da tarde. Não era daqueles caras que viravam a noite bebendo. Eu bebia durante o dia, mas acho que exagerei. Nunca fiquei bêbado, embora tenha caído algumas vezes. Mas isso acabou me cobrando um preço e eu passei meses no hospital.”

Collins também tem diabetes tipo 2, caracterizada por valores elevados de glicose no sangue. Ainda em janeiro de 2017, o cantor mencionou o diagnóstico durante entrevista ao jornal The Standard e contou que teve “um abscesso no pé que infeccionou” por causa da doença. 

Por fim, o artista precisou enfrentar recentemente um quadro de covid-19, contraída enquanto estava hospitalizado. Ele concluiu: 

“Tive problemas no joelho e passei por tudo o que podia dar errado comigo. Peguei covid no hospital, meus rins começaram a falhar, sabe… tudo o que podia começar a dar errado pareceu acontecer ao mesmo tempo. Passei por cinco cirurgias no joelho até agora. Tenho um joelho que funciona, então consigo andar, ainda que com ajuda de muletas ou algo do tipo.”

Sabe-se que Collins ficou em observação no hospital em julho do ano passado. À época, representantes do músico desmentiram os boatos de que a internação envolvia cuidados paliativos e confirmaram que era por causa do joelho.

Phil Collins atualmente

Em entrevista de março de 2023 ao programa BBC Breakfast (transcrição via The Independent), Mike Rutherford contou que Phil Collins quase não se mexia mais. Ele afirmou:

“Como você sabe, Phil está um tanto… ele está muito mais imóvel agora do que costumava ser, o que é triste, mas na turnê ele estava de bom humor. Ele está bem agora, em casa, aproveitando a vida. Ele trabalhou tão duro pelos anos. Acho que ele está aproveitando o tempo em casa.”

Por meio das redes sociais em agosto de 2024, o produtor e empresário Simon Napier-Bell contou que visitou Phil Collins à época. O intuito era conversar sobre o tradicional local de música ao vivo Marquee Club, em Londres, na Inglaterra, para um documentário, mas o profissional acabou descobrindo que o artista reformou o estúdio que tem em casa. Ele escreveu:

“Ontem filmamos Phil Collins na casa dele perto de Lake Geneva. Ele estava em forma, cheio de histórias fantásticas, muito divertido. E ele acabou de renovar o seu estúdio. Com certeza, daqui a pouco vamos ouvir música nova.”

Para o documentário “Phil Collins: Drummer First”, gravado em outubro de 2022 e disponibilizado em dezembro de 2024, o músico revelou a sensação de dever cumprido diante da saúde debilitada. Conforme transcrição do NME, disse:

“Ainda estou meio que afundando. Passei a vida inteira tocando bateria. De repente, não conseguir mais fazer isso é um choque. Se eu não puder fazer o que eu fazia tão bem quanto eu fazia, prefiro descansar e não fazer nada. Se eu acordar um dia e conseguir segurar um par de baquetas, então vou tentar. Mas sinto que já fiz tudo que já tinha que fazer.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs outros problemas de saúde de Phil Collins, para além da locomoção
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades