David Coverdale conheceu Ronnie James Dio no início da década de 1970. Na época, o primeiro cantor citado, líder do Whitesnake, ainda era vocalista do Deep Purple, enquanto o outro liderava os vocais e tocava baixo no Elf — grupo que mais tarde daria origem ao Rainbow e o consagraria antes de sua passagem pelo Black Sabbath.
Ambos os artistas passaram a excursionar juntos e construíram uma amizade. Ao abordar o assunto durante entrevista ao talk-show Rock Of Nations With Dave Kinchen And Shane McEachern em 2023, Coverdale, num primeiro momento, descreveu o amigo como “fabuloso” e ressaltou a proximidade entre eles advindas das turnês conjuntas.
Conforme transcrição do site Ultimate Guitar, ele disse:
“Conheci o Ronnie em 1973 ou 1974. Ele estava com o Elf, que depois virou o Rainbow. Como eles faziam parte da Purple Records [fundada pela gestão do Deep Purple], a gente os levava pelo mundo todo como banda de abertura […]. Era como se eu conhecesse o Ronnie desde sempre. Ele era fabuloso.”
Em seguida, o vocalista resolveu dar sua opinião sincera a respeito do trabalho do colega. Ao seu ver, a performance de Dio no álbum “The Butterfly Ball and the Grasshopper’s Feast” — lançado em 1974 pelo baixista Roger Glover com a participação de diversos convidados — revela sua verdadeira essência. Por outro lado, músicas com elementos “mais sombrios”, segundo explicado, não encaixavam tão bem na personalidade do cantor:
“Se você ouvir ‘The Butterfly Ball and the Grasshopper’s Feast’, aquela é a voz do Ronnie. Eu não era tão fã dos elementos mais sombrios tanto quanto era do canto mais bonito. Para mim, algumas músicas temáticas não tinham a ver com ele. Mas elas incrivelmente deram muito certo. Já ouvi o Ronnie cantar melodias e músicas lindas. Ele era simplesmente incrível.”
“Roubo” de guitarristas
Por fim, Coverdale brincou sobre ter “roubado” dois guitarristas do amigo. Primeiro, Vivian Campbell rompeu com Ronnie em 1986 e integrou o Whitesnake no ano seguinte por um curto período. Depois, Doug Aldrich teve sua passagem inicial pela banda de Dio entre 2002 e 2003 e, então, também fez parte do Whitesnake.
“Ele teve uma carreira super, super bem-sucedida. E ainda me deu dois guitarristas. Ele dizia: ‘o que eu tô fazendo? Eu encontro um guitarrista, treino o cara, e aí você vai lá e pega ele.’ [risos] Viv Campbell e Doug Aldrich. Desculpa, Ron.”
David Coverdale e Rainbow
Curiosamente, David Coverdale foi convidado para se juntar ao Rainbow no início da banda. E decidiu recusar a proposta.
Quando Ritchie Blackmore deixou o Deep Purple e formou o Rainbow, em 1975, sua primeira ideia não era chamar Ronnie James Dio para a formação. Antes disso, ele considerou “roubar” o vocalista de sua antiga banda.
A informação consta no livro “Touched by Magic: The Tommy Bolin Story”, lançado por Greg Prato. Na obra, o líder do Whitesnake relembrou:
“Quando Ritchie Blackmore decidiu sair, ele me chamou para ir com ele para o projeto do Rainbow. Porém, me senti desconfortável com isso. Não achava apropriado. E foi isso que deixou o relacionamento de Ritchie comigo um pouco abrasivo por um tempo, infelizmente.”
Sobre Ronnie James Dio
Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o Elf, que chegou a abrir para o Deep Purple.
Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.
A seguir, se juntou ao Black Sabbath substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven and Hell e mais um álbum.
Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.
Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
