...

A sincera opinião de David Coverdale sobre Ronnie James Dio

Líder do Whitesnake conheceu saudoso vocalista no início da década de 1970: "ele era simplesmente incrível e ainda me deu dois guitarristas"

David Coverdale conheceu Ronnie James Dio no início da década de 1970. Na época, o primeiro cantor citado, líder do Whitesnake, ainda era vocalista do Deep Purple, enquanto o outro liderava os vocais e tocava baixo no Elf — grupo que mais tarde daria origem ao Rainbow e o consagraria antes de sua passagem pelo Black Sabbath.

­

- Advertisement -

Ambos os artistas passaram a excursionar juntos e construíram uma amizade. Ao abordar o assunto durante entrevista ao talk-show Rock Of Nations With Dave Kinchen And Shane McEachern em 2023, Coverdale, num primeiro momento, descreveu o amigo como “fabuloso” e ressaltou a proximidade entre eles advindas das turnês conjuntas.

Conforme transcrição do site Ultimate Guitar, ele disse: 

“Conheci o Ronnie em 1973 ou 1974. Ele estava com o Elf, que depois virou o Rainbow. Como eles faziam parte da Purple Records [fundada pela gestão do Deep Purple], a gente os levava pelo mundo todo como banda de abertura […]. Era como se eu conhecesse o Ronnie desde sempre. Ele era fabuloso.”

Em seguida, o vocalista resolveu dar sua opinião sincera a respeito do trabalho do colega. Ao seu ver, a performance de Dio no álbum “The Butterfly Ball and the Grasshopper’s Feast” — lançado em 1974 pelo baixista Roger Glover com a participação de diversos convidados — revela sua verdadeira essência. Por outro lado, músicas com elementos “mais sombrios”, segundo explicado, não encaixavam tão bem na personalidade do cantor:

“Se você ouvir ‘The Butterfly Ball and the Grasshopper’s Feast’, aquela é a voz do Ronnie. Eu não era tão fã dos elementos mais sombrios tanto quanto era do canto mais bonito. Para mim, algumas músicas temáticas não tinham a ver com ele. Mas elas incrivelmente deram muito certo. Já ouvi o Ronnie cantar melodias e músicas lindas. Ele era simplesmente incrível.”

“Roubo” de guitarristas

Por fim, Coverdale brincou sobre ter “roubado” dois guitarristas do amigo. Primeiro, Vivian Campbell rompeu com Ronnie em 1986 e integrou o Whitesnake no ano seguinte por um curto período. Depois, Doug Aldrich teve sua passagem inicial pela banda de Dio entre 2002 e 2003 e, então, também fez parte do Whitesnake.

“Ele teve uma carreira super, super bem-sucedida. E ainda me deu dois guitarristas. Ele dizia: ‘o que eu tô fazendo? Eu encontro um guitarrista, treino o cara, e aí você vai lá e pega ele.’ [risos] Viv Campbell e Doug Aldrich. Desculpa, Ron.”

David Coverdale e Rainbow

Curiosamente, David Coverdale foi convidado para se juntar ao Rainbow no início da banda. E decidiu recusar a proposta.

Quando Ritchie Blackmore deixou o Deep Purple e formou o Rainbow, em 1975, sua primeira ideia não era chamar Ronnie James Dio para a formação. Antes disso, ele considerou “roubar” o vocalista de sua antiga banda.

A informação consta no livro “Touched by Magic: The Tommy Bolin Story”, lançado por Greg Prato. Na obra, o líder do Whitesnake relembrou:

“Quando Ritchie Blackmore decidiu sair, ele me chamou para ir com ele para o projeto do Rainbow. Porém, me senti desconfortável com isso. Não achava apropriado. E foi isso que deixou o relacionamento de Ritchie comigo um pouco abrasivo por um tempo, infelizmente.”

Sobre Ronnie James Dio

Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o Elf, que chegou a abrir para o Deep Purple.

Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.

A seguir, se juntou ao Black Sabbath substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven and Hell e mais um álbum.

Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.

Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA sincera opinião de David Coverdale sobre Ronnie James Dio
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades