Por que o Metallica não toca só os hits em seus shows, segundo James Hetfield

Vocalista e guitarrista deixou claro que é preciso desafiar o público e ir além dos grandes sucessos durante as apresentações

O Metallica costuma mesclar canções dos mais diferentes tipos em seus setlists. Com mais de 40 anos de estrada, a banda não só toca os grandes clássicos de sua carreira nos shows, mas também músicas que não foram promovidas como singles ou lançadas há pouco tempo. E há um motivo para isso. 

James Hetfield abordou o tema no podcast oficial Metallica Report ao mencionar o recente álbum 72 Seasons (2023). Como explicado pelo vocalista e guitarrista, o público parece ter reagido bem à execução de faixas do disco durante a turnê M72.

- Advertisement -

Ao longo das apresentações, quase todas as 12 canções do trabalho acabaram tocadas ao vivo. “Crown of Barbed Wire”, “Chasing Light” e “Room of Mirrors” são as exceções.

Por isso, ficou claro para o músico que é preciso desafiar a plateia e ir além dos grandes sucessos — ainda mais porque o quarteto não quer ficar conhecido apenas como uma banda que vive do passado.

Conforme transcrição do site Guitar.com, ele disse: 

“O álbum ‘72 Seasons’ é bem recebido [pelo público] e algumas das músicas do disco que estamos tocando ao vivo funcionam e se encaixam perfeitamente com o nosso catálogo e álbuns anteriores. Sabemos que as pessoas querem ouvir os maiores hits, mas você precisa desafiá-las a ouvir as músicas novas também, porque com certeza não queremos ser uma banda que vive de legado e que só toca os maiores sucessos e pronto, sabe?.”

Quem fica encarregado da tarefa de montar o setlist é Lars Ulrich. Em entrevistas, o baterista já revelou que realiza algumas análises de dados antes de chegar ao repertório final. Sua meta é mudá-lo ao máximo a cada noite para “sair do piloto automático”, como pontuou ao New York Times no ano passado. Para a rádio 98 Rock em 2017, ainda acrescentou (via Alternative Press):

Leia também:  Mudhoney anuncia 3 shows no Brasil para março de 2025

“[Para montar o setlist], eu olho para as últimas vezes em que tocamos naquela cidade em específico, analiso os últimos dez anos. Obviamente, há certas músicas que temos que tocar, mas sempre tento variar as músicas que são ‘menos conhecidas’, para dar aos fãs um setlist diferente e uma experiência diferente.”

Metallica atualmente

Enquanto os fãs sul-americanos aguardam a vinda do Metallica durante a turnê “M72”, a banda confirmou uma nova sequência de shows pela América do Norte entre abril e junho de 2025. Será a terceira etapa da atual excursão a passar por Estados Unidos e Canadá.

O formato de dois shows em cada cidade – com setlists diferentes a cada noite – será mantido parcialmente. Em alguns locais, a banda realizará apenas uma apresentação. As atrações de abertura também se revezarão, como já vem acontecendo.

O grupo divulga o álbum “72 Seasons”, lançado ano passado. O trabalho já ganhou disco de prata no Reino Unido, além de ouro na Alemanha e França. Chegou ao 2º lugar no The Billboard 200, principal parada dos Estados Unidos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPor que o Metallica não toca só os hits em seus shows,...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades