O Scorpions divulgou um breve comunicado em suas redes sociais sobre a morte de James Kottak. O baterista americano, que fez parte da banda alemã entre 1996 e 2016, faleceu nesta terça-feira (9), aos 61 anos.
Na publicação, o grupo composto por Klaus Meine (voz), Rudolf Schenker e Matthias Jabs (guitarras), Pawel Maciwoda (baixo) e Mikkey Dee (bateria) afirma:
“Notícia muito triste… nosso querido amigo e baterista por 20 anos, James Kottak, faleceu aos 61 anos. James era um ser humano maravilhoso, um grande músico e um homem de família amoroso. Ele era nosso ‘irmão de outra mãe’. Sentiremos muita falta dele. Rock’n Roll para sempre. Descanse em paz, James.”
Ainda não há muitas informações sobre a morte de Kottak. A filha do músico, Tobi, confirmou a informação ao site TMZ e se limitou a dizer que o óbito ocorreu em Louisville, cidade no estado americano de Kentucky onde James nasceu.
O músico despontou na virada dos anos 1980, ao gravar os dois primeiros discos do Kingdom Come. A banda também viria a ser seu derradeiro trabalho, em uma reunião sem a presença do vocalista e fundador Lenny Wolf.
Após uma breve passagem pelo Warrant, se tornou membro do Scorpions a partir de 1996. Permaneceu pelas duas décadas seguintes, gravando álbuns de estúdio e ao vivo de grande sucesso, incluindo o orquestrado “Moment of Glory” (2000) e o desplugado “Acoustica” (2001), ambos multipremiados.
James Kottak e a luta contra o alcoolismo
James Kottak teve seus serviços dispensados pelos alemães após sua batalha contra o alcoolismo se tornar pública, com direito a prisões por desacato, atrasos e performances questionáveis. Acabou sendo substituído por Mikkey Dee, ex-Motörhead, que segue com o grupo até hoje.
Posteriormente, acabou se destacando mais por postagens polêmicas nas redes sociais do que pelos projetos artísticos. Durante a pandemia, desdenhou publicamente das políticas de isolamento social e das vacinas. Também espalhou várias teorias conspiratórias relacionadas a outros assuntos, incluindo de cunho racial.
Outros projetos
Kottak também tocou com Michael Schenker, Dio, Montrose e DJ Ashba, entre outros. Ainda teve um grupo com seu sobrenome, que lançou quatro álbuns. O mais recente, “Attack”, saiu em 2011.
Foi casado com Athena, irmã mais nova de Tommy Lee, baterista do Mötley Crüe. Os dois tiveram um filho, Matthew. Ela ainda tem outros dois de um relacionamento anterior.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.