Usuários do Spotify que quiserem entregar a trilha sonora do seu cotidiano inteiramente para o algoritmo estão com sorte. O serviço de streaming está expandindo para o Reino Unido e Irlanda a ferramenta DJ, lançada nos Estados Unidos em fevereiro.
A ferramenta usa inteligência artificial para aprender os hábitos do usuário e tocar suas canções preferidas junto com uma faixa de comentário criada digitalmente a partir da voz do Head of Cultural Partnerships, Xavier Jernigan, descrita como “incrivelmente realista”.
Na declaração oficial de lançamento, o Spotify escreveu:
“Para criar o DJ, nós imaginamos a maneira que usuários escutam no Spotify. O DJ conhece você e o seu gosto musical tão bem que procura os lançamentos mais recentes que você iria gostar, ou te levar de volta para aquela playlist nostálgica que estava no repeat para você ano passado.”
O funcionamento é detalhado na sequência:
“Este recurso irá classificar as músicas mais recentes e relembrar alguns de seus antigos favoritos. Em seguida, ele analisará o que você pode gostar e fornecerá um fluxo de músicas escolhidas apenas para você. Além disso, atualizará constantemente a programação com base no seu feedback. Se você não está sentindo a vibe, basta tocar no botão DJ e ele vai mudar. Quanto mais você escuta e diz ao DJ o que você gosta (e não gosta!), melhores ficam as recomendações. Pense nisso como um DJ de bolso.”
Spotify DJ
No momento, o DJ ainda está em beta, ou seja, ainda está em desenvolvimento. Usuários dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda participam do processo de identificação de defeitos e bugs na tecnologia. Ainda não existe previsão de expansão para outros países, incluindo o Brasil.
Confira abaixo o vídeo de apresentação do Spotify DJ (em inglês).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.