O guitarrista escocês Ian Bairnson teve sua morte anunciada na última sexta-feira (7), aos 69 anos. Também tecladista e saxofonista ocasional, o músico teve como pontos altos da carreira o envolvimento com as bandas Pilot e Alan Parsons Project, além da colaboração com a cantora Kate Bush entre a segunda metade dos anos 1970 e início dos 1980.
Entre seus grandes momentos está o solo na música “Wuthering Heights”, cuja versão original data de 1978. Anos mais tarde, o engenheiro de som Jon Kelly ressaltou ter se arrependido por não ter deixado o momento mais alto na mixagem final. O single consagrou Kate como a primeira mulher a emplacar um número 1 na parada britânica com uma composição própria.
A carreira de Ian ainda inclui mais de mil créditos em colaborações de estúdio. Entre os nomes estão artistas como Paul McCartney & Wings, Mick Fleetwood, Kenny Rogers, Tom Jones, Sting, Stanley Clarke e Michael McDonald. Assim como Brian May (Queen), ele costumava tocar com uma moeda de Sixpence ao invés de uma palheta.
Bairnson havia se aposentado das apresentações ao vivo em 2018, após ser diagnosticado com uma condição neurológica progressiva. Ele vinha lutando contra a demência em seus últimos anos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.