Pouco mais de dois anos após ter anunciado que se afastaria do meio artístico, o músico Marko Hietala (ex-Nightwish e Tarot) confirmou estar trabalhando em seu próximo álbum solo. O disco sucede “Pyre of the Black Heart”, disponibilizado em 2020.
Os músicos que o acompanham são o guitarrista Tuomas Wäinölä, o tecladista Vili Ollila e o baterista Anssi Nykänen. A ideia é manter a sonoridade hard/prog com pitadas de groove metal do anterior.
Na metade do ano passado, Marko já havia se reunido com o supergrupo vocal Northern Kings, que também conta com Tony Kakko (Sonata Arctica), Jarkko Ahola (Teräsbetoni) e JP Leppäluoto (Charon). O projeto se apresentou no festival Tuska Open Air em comemoração aos seus 15 anos de atividades. Ele também participou da tradicional turnê natalina “Raskasta Joulua”.
Sobre Marko Hietala
Nascido em Tervo, Finlândia, Marko Tapani Hietala formou o Purgatory com seu irmão Zachary em 1982. Dois anos mais tarde a banda mudou o nome para Tarot. Até hoje lançou nove discos, obtendo reputação no underground europeu.
Juntou-se ao Nightwish em 2001, substituindo Sami Vänskä. Além de baixista, agregou a possibilidade de um segundo vocal mais atuantes na música da banda. Também atuou como compositor coadjuvante, assistindo Tuomas Holopainen.
Figurou como uma espécie de membro honorário do Delain nos últimos anos, se envolvendo em projetos específicos do grupo. Também participou do Ayreon no álbum “The Theory of Everything” e do Avantasia em “Ghostlights”.
Em janeiro de 2021, publicou um comunicado aos fãs declarando que se retiraria da vida pública para lidar com problemas de ordem pessoal. Posteriormente, revelou ser portador de depressão crônica, o que provavelmente lhe fará ter que tomar medicações prescritas pelo resto da vida.
Poucas semanas antes do anúncio de aposentadoria, Hietala havia vencido a segunda temporada da edição finlandesa do programa “The Masked Singer”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Marko merece tudo de bom nesta vida!