Dave Mustaine diz que forte do Metallica são as guitarras: “todos zoam a bateria”

Líder do Megadeth fez críticas veladas a Lars Ulrich, que para ele foi o grande vilão em sua reaproximação com James Hetfield, além de dificultar lançamento esperado pelos fãs

No melhor estilo “morde e assopra”, Dave Mustaine fez um comentário a respeito do Metallica. O ex-integrante elogiou as guitarras de James Hetfield e Kirk Hammett, mas depreciou a bateria de Lars Ulrich.

A fala veio em entrevista ao Songfacts dentro do assunto sobre o relançamento da demo “No Life ‘Til Leather”, que não aconteceu devido a discordâncias da banda com Mustaine sobre créditos. O frontman do Megadeth citou também um projeto que nunca saiu do papel envolvendo ele e Hetfield, além de possíveis outros membros de ambas as bandas.

- Advertisement -

A mágoa atual do vocalista e guitarrista parece ser mais direcionada a Ulrich hoje em dia, como ele próprio parece evidenciar.

“Eu adoraria trabalhar com James. Gostaria de trabalhar com Lars de novo também, mas acho que o real talento no Metallica sempre esteve em volta da guitarra – todo mundo zoa a bateria.”

No entanto, Mustaine não tem só coisas ruins para dizer sobre Lars. Ele também elogiou as composições do baterista e citou um exemplo de trabalho dele – feito em um violão, que Ulrich não sabe tocar direito. Ainda assim, o crédito vai para James Hetfield.

“Lars é realmente um grande arranjador de músicas. E acredite ou não, eu o vi com um violão de m#rda compondo o riff de abertura de ‘Master of Puppets’. Você sabe o que foi isso? Era um cara com um violão que ele não sabia tocar e ele ficava (imitando uma escala cromática) no braço. Não era nada realmente impressionante, de jeito nenhum. A forma que James tocou tornou aquilo impressionante.”

Megallica ou Metadeth?

Em algum momento dos últimos anos, um projeto envolvendo Dave Mustaine e James Hetfield realmente foi negociado entre os dois músicos. Foi durante a época em que eles estiveram em contato para resolver burocracias do relançamento da demo “No Life ‘Til Leather” – que não aconteceu.

Em entrevistas, Mustaine chegou a cogitar o envolvimento de David Ellefson, então baixista e braço-direito no Megadeth, e do próprio Lars Ulrich, a chefia do Metallica. No entanto, em fala para a Guitar.com, o vocalista e guitarrista já dava ares de que a ideia havia sido engavetada por conta de desentendimentos sobre a demo, mas confirmando que havia conversas nesse sentido.

Leia também:  A façanha conquistada pelo novo Linkin Park na parada brasileira

“Há três lados para cada história, certo? Existe o meu lado, o da outra pessoa e a verdade, que está em algum lugar bem no meio. Sabe, estranhamente essa foi uma das últimas conversas que tive com James Hetfield, porque estávamos falando sobre voltar a tocar juntos e fazer um projeto.”

A treta de “No Life ‘Til Leather”

“No Life ‘Til Leather” foi a primeira demo do Metallica, lançada em 1982, ainda com Dave Mustaine na banda. Também participa o baixista Ron McGovney – Cliff Burton foi creditado, mas não tocou.

Em 2015, durante o Record Store Day, foi lançada uma versão limitada em fita cassette, com a promessa de um relançamento oficial e cheio de extras em breve.

Porém, esse “em breve” nunca chegou. Mustaine e Hetfield negociaram os créditos de algumas das músicas, especialmente “Metal Militia” e “Phantom Lord”, que segundo o líder do Megadeth foram compostas por ele e pelo frontman do Metallica. Foi justamente aí que começou a treta.

“Da última vez que conversamos não terminou muito bem porque nós temos algumas memórias sobre algumas coisas que aconteceram quando eu estava na banda. Eu me lembro de um jeito e ele diz que aconteceu de outro. Mas é sobre outra pessoa – não é nem ele. Ele fala comigo em nome de ‘você sabe quem’.”

Pelos créditos de “Kill ‘Em All” (1983), disco de estreia do Metallica que contém faixas da demo, Lars Ulrich recebe 10% dos royalties sobre as músicas, segundo Mustaine. Ele diz que até mesmo seu substituto Kirk Hammett, que nem estava na banda quando as músicas foram compostas, recebe direitos por “Metal Militia”.

Sem chegar a um consenso e com um passado de mágoas que parecem não se curar – já que Dave Mustaine bate na tecla de que não queria que suas composições fossem usadas pelo Metallica após sua saída –, o impasse permanece. Infelizmente, o mais provável é que um relançamento de “No Life ‘Til Leather”, verdadeiro marco do thrash metal, nunca veja a luz do dia.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesDave Mustaine diz que forte do Metallica são as guitarras: “todos zoam...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades