...

O que fez Dio entrar para o Black Sabbath, segundo o próprio

Vocalista vinha trabalhando até então com o Rainbow, comandado com mão de ferro pelo guitarrista Ritchie Blackmore (Deep Purple)

Em uma das substituições mais famosas da história do heavy metal, Ronnie James Dio ocupou a vaga deixada por Ozzy Osbourne no Black Sabbath em 1979. O baixinho vinha do Rainbow, que começou de forma mais democrática, mas logo virou uma ditadura do guitarrista Ritchie Blackmore.

Em 1991, ano que deu início à sua segunda passagem pelo Sabbath, Dio contou a rádio Trent Nottingham (via Ultimate Guitar) o principal motivo que o fez escolher trabalhar com Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward. Para o vocalista, havia um fator tão importante quanto a química musical entre os integrantes.

- Advertisement -

Ele disse:

“Por que entrar no Black Sabbath? Eu queria ter certeza de que meu próximo projeto seria com pessoas de quem eu gostasse e com quem eu pudesse me dar bem em um nível pessoal muito igualitário, e essas pessoas se encaixaram perfeitamente nesse perfil. E, claro, a música era tão importante quanto, mas o mais importante era me dar bem pessoalmente.”

Dio afirmou que precisava de um bom ambiente para poder fazer boa música. A relação saudável com os membros do Sabbath – ao menos de início – pesou muito na decisão de trocar o Rainbow pela banda de Birmingham.

Considerando as três passagens do vocalista pelo grupo, algo especial provavelmente existia ali. Ronnie completou:

“Essa é a maneira mais fácil de criar boa música: se você está feliz. E eu estou feliz agora, estou contente que tudo tenha acontecido. Aliás, tudo começou quando conheci o Tony, e depois ele me apresentou ao Terry [Geezer] e ao Bill. A partir daí, foi só muita conversa, um pouco de prática e a decisão de continuar com o Black Sabbath. E foi o que fizemos.”

Black Sabbath e Ronnie James Dio

O Sabbath contou com os serviços de Dio entre 1979 e 1982, tendo gravado os álbuns “Heaven and Hell” (1980) e “Mob Rules” (1981), além do ao vivo “Live Evil” (1982). O baixinho voltou em 1991 e saiu logo no ano seguinte, registrando “Dehumanizer” (1992).

A derradeira parceria se deu entre 2006 e 2010, ano da morte do vocalista. Na ocasião, tocaram sob a alcunha Heaven & Hell e gravaram o disco “The Devil You Know” (2009), além de mais dois ao vivos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO que fez Dio entrar para o Black Sabbath, segundo o próprio
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades